Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Conheça o Acervo Digital do Memorial

Repositório digital reúne depoimentos, vídeos e informações sobre a repressão e a resistência política no país

Foto em preto e branco de homens saindo para rua por uma larga porta de 4 divisões, onde apenas uma está aberta. Na lateral direita da porta, em uma parede de tijolos a vista, vemos uma placa de metal que lê-se “Quinta Divisão Policial DOPS”.
Liberação de estudantes presos no Deops/SP, 1968. Acervo Iconographia.


O acervo do Memorial da Resistência constitui um conteúdo único no país, dedicado a preservar as referências das memórias da resistência e da repressão políticas do período republicano brasileiro, desde 1889 até os dias de hoje.

Organizado e difundido a partir do software brasileiro Tainacan, reúne conteúdos dos dois programas do Núcleo de Pesquisa do Memorial:

  • Coleta Regular de Testemunhos: composto por mais de 150 entrevistas com ex-presos e perseguidos políticos, familiares de mortos e desaparecidos e militantes de movimentos sociais no contexto da ditadura civil-militar no estado de São Paulo;
  • Lugares da Memória: vasto banco de referências bibliográficas e iconográficas de 190 lugares no Estado de São Paulo que foram palco de ações de resistência e de repressão.

Na pesquisa, que pode ser feita por meio de palavras-chave ou coleções de interesse, o visitante tem também acesso a fontes materiais, documentais e bibliográficas sobre organizações sociais, pessoas, lugares e eventos vinculados aos períodos autoritários do Brasil republicano. Acesse o acervo dos programas e boa pesquisa!

Governo do Estado de SP