Personalização

Acessibilidade

Jogos lúdico-pedagógicos

Jogo de cartas em formato pequeno. Cada carta traz uma imagem de capas de veículos de imprensa do período da ditadura civil-militar. As cartas estão embaralhadas em uma mesa e uma mão masculina as manipula.

Os jogos desenvolvidos pela Ação Educativa do Memorial da Resistência tem como objetivo trazer o aspecto lúdico, potencializar discussões e definir conceitos sobre a temática da ditadura civil-militar e dos direitos humanos.

Eles são pensados a partir da demanda surgida com a entrada do museu no Programa Recreio nas Férias, ação da Secretaria Municipal de Educação que visa oferecer, durante as férias escolares, o acesso ao repertório cultural e recreativo de São Paulo a crianças e jovens de 4 a 14 anos.

Considerando a necessidade de se pensar elementos que estimulassem esse público infanto-juvenil a participar de nossas atividades e levando em conta que eles estariam de férias, os próprios educadores desenvolveram um conjunto de jogos e brincadeiras para utilização durante a atividade.

Desde então percebemos que os jogos educativos são ferramentas muito eficazes para intensificar as reflexões sobre as temáticas trabalhadas nas exposições e temos nos dedicado a criar e aperfeiçoar cada vez mais estes instrumentos.

Além dos jogos que utilizamos no espaço físico do museu, estamos em processo de adaptação de alguns deles para a versão online. Para dúvidas, mande um e-mail para educativo@memorialdaresistenciasp.org.br.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!