Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Roda de conversa: Imprensa Feminista

Roda de conversa propõe o compartilhamento de memórias acerca da organização, produção e publicação de jornais e veículos de imprensa alternativa feitos por mulheres durante e após os anos de Ditadura Civil-Militar (1964-1985).  

Tarde de Memórias

Nesta edição, o Núcleo de Ação Educativa do Memorial promove uma visita à exposição Mulheres em luta! Arquivos de memória política, seguida da oficina Memórias estampadas: transferência de imagens em tecido, quando serão utilizadas imagens da exposição composta por acervo documental diverso, com fotografias, ilustrações, panfletos, cartas etc.

O que o HIV tem a ver com você? 

 25 de fevereiro de 2024 12 horas Atividade Gratuita   Auditório (5º andar)  Uma videorreportagem e uma Revista para promover a educação sobre IST's serão lançados pela Agência pra Brilhar nesse domingo, no auditório do Memorial. O projeto é da Coordenadoria de IST/aids da cidade de São Paulo em parceria com a Viração Educomunicação que acontece […]

Roda de conversa: Mulheres na Ditadura Civil-Militar

Presentes nas lutas operárias, participando de movimentos sociais e estudantis, mobilizando-se em clubes e associações feministas, na guerrilha ou atuando na busca incansável por seus parceiros e familiares, mulheres romperam com as imposições de gênero enquanto lutaram contra o autoritarismo da Ditadura.

Cine Resistência: Não quero ser a próxima

Desenvolvido em 1985 junto a Cecília Simonetti, Laís Tapajós, Sylvia Cavasin e Vera Simonetti, o trabalho de Nair Benedicto (São Paulo, 1940). Após o crime cometido pelo cantor Lindomar Castilho, que assassinou sua ex-mulher, a também cantora, Eliane de Grammont (1955-1981), Nair aponta que este não é um caso isolado e mostra como a violência doméstica e o feminicídio são tão presentes no Brasil.

Abertura Resistências da PUC-SP

A mostra lança um olhar sobre a história de resistência na universidade, que se tornou um importante espaço de luta em defesa da democracia durante o período.  A exposição integra o projeto Ocupações Memorial, que articula diálogos transdisciplinares sobre a memória dos períodos autoritários no país e suas reverberações no presente.

Sábado Resistente: Os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964

O primeiro encontro do ano será realizado no dia 23 de março, às 14h, e tem como tema Os antecedentes e desdobramentos do Golpe Civil-Militar de 1964, com o convidado Prof. Dr. Marcos Napolitano. A atividade apresentará trechos editados do filme 1964: um golpe contra o Brasil (Dir. Alípio Freire, Núcleo Memória, 2013).

Governo do Estado de SP