Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial da Resistência e Museu Afro Brasil promovem atividade com visita integrada

“Memórias em Diálogo: antirracismo e diversidade” compõe a programação do 12° Encontro Paulista de Museus

Exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência, Memorial da Resistência de São Paulo. | Foto: Isabella Matheus

O Memorial da Resistência de São Paulo e o Museu Afro Brasil realizam em parceria a visita integrada Memórias em Diálogo: antirracismo e diversidade, no dia 11 de novembro, das 9h30 às 13h30. A partir de ferramentas lúdicas, os participantes serão convidados a explorar as exposições de forma a refletir sobre racismo, memória afro-brasileira, religiosidade, branquitude, luta antirracista e diversidade humana.

As atividades conduzidas pelos educadores das instituições serão iniciadas no Museu Afro Brasil. Para o segundo momento, um ônibus conduzirá o público ao Memorial da Resistência, onde o público visitará a exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência.

A atividade faz parte da programação complementar ao 12º Encontro Paulista de Museus, promovido pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), que tem como tema “Bem-viver, território, antirracismo, diversidade: com quantos termos se faz um museu?”.

Programação 

9h30 às 11h30 – Boas-vindas, visita e oficina no Museu Afro Brasil 

11h30 às 12h – Translado para o Memorial da Resistência de São Paulo 

12h às 13h30 – Acolhimento e visita lúdica à exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Sobre o Museu Afro Brasil 

O Museu Afro Brasil é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu fundador, Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil é um espaço de história, memória e arte. 

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 8 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural. 

Governo do Estado de SP