Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Confira a programação da Ação Educativa em outubro

Saiba mais sobre as atividades educativas do Memorial da Resistência

Jogo de cartas em formato pequeno. Cada carta traz uma imagem de capas de veículos de imprensa do período da ditadura civil-militar. As cartas estão embaralhadas em uma mesa e uma mão masculina as manipula.
Foto: Levi Fanan.

Todo mês, o Núcleo Educativo do Memorial da Resistência realiza atividades, oficinas, cursos e/ou encontros sobre os principais temas trabalhados pelo museu. Os eventos têm como principal objetivo contribuir com a construção de um pensamento consciente e crítico sobre a história republicana do Brasil por meio da educação.

As atividades são gratuitas e elaboradas para todos os públicos. No entanto, há programas dirigidos para professores, professoras e educadores do ensino formal e não formal, e estudantes de todos os níveis de ensino (infantil, fundamental, médio e superior). Assim como para pesquisadores e pesquisadoras, e profissionais do turismo. A programação completa do Memorial da Resistência você encontra no nosso calendário.

Confira a programação de outubro:

Tarde de Memórias

08 de outubro | 15 horas | Memorial da Resistência

São oferecidos três jogos lúdico-pedagógicos em forma de rodízio, para o público jogar nos espaços expositivos. A atividade é mediada pela Ação Educativa do museu, e explorando temas como repressão, resistência política e direitos humanos.

A proposta é que estas ferramentas lúdicas não fiquem restritas apenas aos jovens e crianças, mas que se expandam também às suas famílias e ao público adulto em geral.

Não é necessário realizar inscrições para o evento.

Oficina Projeto Resisto!

18 de outubro | 10 horas | Online

Atividade apresenta planejamento e execução dos conteúdos audiovisuais infantojuvenis produzidos para a série Projeto Resisto! a partir dos eixos da exposição de longa duração: Direitos Humanos, Resistência, Repressão e Patrimônio, abordando as potencialidades dos materiais de apoio e dos roteiros de pesquisa.

O Projeto Resisto! é uma série de quatro vídeos destinados à comunicação de temas caros ao museu: Repressão, Resistência, Patrimônio e Direitos Humanos. A série tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural do público infantojuvenil através dos vídeos em formato de telejornal, que abordam os temas de forma lúdica e educativa.

Os materiais apresentam discussões propostas pela exposição de longa duração em diálogo com as demais exposições temporárias que estão ou já estiveram em cartaz na instituição, e são acompanhados por materiais de apoio aos professores e roteiros de pesquisa no acervo do Memorial. Todos os episódios contam com recursos de acessibilidade e legendas em inglês e espanhol.

Minicurso Acessível com Educadores

26 e 27 de outubro | 14 horas | Online

A atividade compartilhará com educadores do ensino formal e não formal, e interessados em geral, as práticas acessíveis desenvolvidas pelo Memorial da Resistência sobre temas da Ditadura Militar, utilizando recursos do Centro de Referência e dos materiais acessíveis desenvolvidos ao longo da pandemia de Covid-19. O minicurso contará com intérprete de Libras.

O Minicurso Acessível com Educadores tem carga horária de seis horas, e conta com certificado de participação.

Governo do Estado de SP