Personalização

Acessibilidade

Memorial revela uma São Paulo de luta pela democracia

Campanha comemora o aniversário da cidade no dia 25 de janeiro de 2021

No aniversário de 467 anos de São Paulo, o Memorial da Resistência relembra os lugares de memória da ditadura na cidade e reafirma seu compromisso com a luta pela memória, verdade e justiça.

Na semana do dia 25 de janeiro, o Memorial divulgou três vídeos inéditos que retratavam marcos simbólicos das lutas de resistência na cidade, bem como locais que foram palco de ações de repressão. Os vídeos foram publicados nas redes sociais do Memorial da Resistência juntamente com as hashtags #memorialdaresistencia #lugaresdamemoria #culturasp.

O primeiro vídeo conta a história do Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo). Na sequência, foi publicado o vídeo sobre a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e o terceiro vídeo trazia as referências sobre o Estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho).

Veja os vídeos

A campanha é um convite para conhecer a história da nossa cidade através do acervo do Programa Lugares da Memória que atualmente conta com mais de 180 locais mapeados no Estado de São Paulo vinculados à memória dos períodos autoritários brasileiros.

Acreditamos que o (re)conhecimento desses lugares é um importante instrumento de educação para a cidadania, aproximando os acontecimentos históricos com o nosso presente. O acervo está integralmente disponível online em nosso site. Acesse.

Ficha Técnica dos vídeos
Direção: Lucas Rangel
Roteiro: Núcleo de Pesquisa do Memorial da Resistência e Lucas Rangel
Direção de Fotografia: Raphael Varandas
1º Assistente de Fotografia: Ricardo KBEÇA Marques
2ª Assistente de Fotografia: Wagner Murillo
Steady Cam: Lucas Lima
Operador de Drone: Alberto Betinho Youssef
Direção de Produção: Ana Luiza França
Assistente de Direção: Bruno Azzi
Assistente de Produção: Rafael Sacramento Bispo
Motoristas: Marcos Ribeiro e Tadeu Brito
Segurança: Gustavo Zicchella
Edição de Imagem: Lucas Rangel e Octavio Tavares
Finalização: Rafa Hernandes
Pós-produtora: PSTVFX
Desenho e Edição de Som: Octavio Tavares
Finalização de Som: Antfood
Design: Teo Menna
Atendimento Design: Clareana Gobbet

Realização: Memorial da Resistência, Triângulo Filmes
Apoio: SPCINE, DCINE, BANDO STUDIO e NEXT MOVE.
Agradecimentos: Faculdade de Direito da USP, Museu do Futebol, Complexo Esportivo do Pacaembu, Raphael Escobar, André Feres.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!