Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial da Resistência integra a campanha #MuseusPelaVida

Foto: Marcelo Vigneron

O Memorial da Resistência de São Paulo, junto de outros museus espalhados pelo país, reuniu-se com o ICOM Brasil (Conselho Internacional de Museus) na campanha #MuseusPelaVida. A mobilização tem como princípio defender a prevenção e imunização contra a covid-19, com o intuito de disseminar informações científicas e factuais sobre o vírus.

Com mais de 463 mil mortos pelo coronavírus, a atual realidade tem traços similares ao período ditatorial. Associamos o passado ao presente com a história da Vala de Perus, um dos lugares de memória pertencentes ao nosso acervo. Estima-se que dentre as 1.049 ossadas descobertas nesta vala clandestina usada para esconder as vítimas da repressão ditatorial, também estejam parte das pessoas mortas pela epidemia de meningite que acometeu a cidade de São Paulo na década de 1970.

A divulgação de informações sobre essa epidemia foi censurada e sua existência negada pelo regime autoritário. A omissão e o despreparo para enfrentar a crise sanitária levou ao avanço da doença pelo país, vitimando sobretudo crianças menores de cinco anos.

O caso emblemático nos faz lembrar a relevância da transparência e como o acesso à informação é essencial para enfrentar a pandemia. Em tempos de adversidade, como o atual, lembramos a importância da imprensa livre para combater as fake news e reforçamos a necessidade de compromisso e responsabilidade das instituições com a população brasileira para a preservação da vida.

Governo do Estado de SP