Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Movimento do Custo de Vida é tema de novo curso gratuito

Curso online aborda a luta de mulheres e trabalhadores contra as reformas autoritárias da ditadura

O Memorial da Resistência e o Instituto Bixiga estão juntos para mais um curso!

No dia 31 de março, às 19h – dia em que o golpe militar de 1964 completa 58 anos – aconteceu o curso online e gratuito Movimento do Custo de Vida: O ‘Arrojado Grito’ das Mulheres da Periferia Contra a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985).

O encontro apresentou as principais formas de lutas e resistências empreendidas por uma classe trabalhadora em constante movimento, impulsionada pela força e expansão das organizações populares e que se opunha, de diversos modos, à implantação pelo decreto, fuzil e baioneta das “reformas” antipopulares do período, que certamente contribuíram para o aumento da fome e do pauperismo de amplas camadas da população brasileira.

Assista ao Curso na íntegra:

Professores

Danielle Franco da Rocha
Doutorado em História Social, Mestrado em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Pesquisadora do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.

Edimilson Peres Castilho
Doutorado e Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD). Professor Pesquisador do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.

Eribelto Peres Castilho
Doutorado e Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo FFLCH/USP. Professor Pesquisador do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.