Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania (On-line)

O curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos – Memória e Cidadania tem o objetivo de promover a iniciação na aprendizagem de conhecimentos específicos, a troca de experiências, e o embasamento reflexivo para a cidadania ativa no âmbito da Educação em Direitos Humanos (EDH).

Seguindo as orientações de distanciamento social para o enfrentamento do COVID-19, a VIII edição do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos acontecerá em formato virtual. Conscientes de que este formato apresenta grandes desafios e adaptações, e pode implicar na restrição da participação de algumas pessoas por requerer acesso à internet, também identificamos uma oportunidade de alargar a diversidade do debate por facilitar a participação de interessados de diferentes regiões. Além disso, consideramos que no atual contexto a educação em direitos humanos se torna ainda mais relevante tendo em vista a reconstrução de uma sociedade humanizada.

A proposta deste curso é fundamentada em uma prospectiva multiplicadora que parte da premissa de que a EDH e seus agentes se comprometem com a mudança social, em percepções, atitudes e relações, implicando em uma perspectiva interdisciplinar e multidimensional entre Direitos Humanos, conhecimento e realidade. Portanto, enfatiza aspectos práticos e atuais da responsabilidade central dos educadores nesse processo.

Sendo assim, o programa foi adaptado para estruturar os eixos orientadores, que constituem a chamada formação docente em Direitos Humanos:

Saber curricular e pedagógico – Disponibilização de vídeo aula e debates online ministrados por especialistas convidados;

Saber experiencial – Grupos temáticos de reflexão, discussão e troca de experiências online.

Por meio de plataforma virtual, que pode ser utilizada em um computador ou smartphone conectado à internet, o participante poderá assistir às vídeo-aulas, que serão disponibilizadas semanalmente e ter acesso aos debates e grupos de discussões que acontecerão online.
O curso contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Público Alvo:

● Educadores formais (Educação Básica, Profissional, Tecnológica e Ensino Superior);
● Educadores não formais (organizações não governamentais, instituições culturais, projetos socioeducativos, movimentos sociais entre outros);
● Profissionais que atuam em instituições de segurança pública na área de capacitação ou formação.

Nº de vagas: 100 (cem)
Dias: 21 e 28 de agosto, 04, 11 e 18 de setembro.
Horário: 9h00 às 12h30
Total de horas: 22 horas (incluindo vídeo-aulas)
Os certificados serão conferidos com o mínimo de 80% de presença nas atividades online
Pré-inscrição: 15 a 23 de julho – Verifique os critérios e preencha o formulário clicando aqui.

Curso gratuito

Resultado da seleção:

1ª chamada: 29 de julho de 2021
2ª chamada: 04 de agosto de 2021
3ª chamada: 11 de agosto de 2021

Programa preliminar

As vídeo-aulas serão disponibilizadas via e-mail toda segunda-feira anterior ao sábado que acontecerá o debate.

Calendário de encontros online

21 de agosto

● 9h-10h15- Boas vindas – Sensibilização com Caio Muniz
● 10h15-10h30 – Intervalo
● 10h30-12h – Debate: O que são os Direitos Humanos / Prof. Oswaldo de Oliverira Santos Jr. (Universidade Metodista / SP)

28 de agosto

● 09h – 10h30 – Debate: Educação em Direitos Humanos – uma proposta metodológica/Profa. Helena Cristina G. Q. Simões (UNIFAP) e O papel da escola e dos educadores nos processos educativos em Direitos Humanos / Profa. Aida Monteiro (UFPE)
● 10h30 -10h45 – Intervalo
● 10h45 – 12h30 – Grupo de discussão

04 de setembro

● 9h – 10h30 – Debate: Educação para a democracia e a diversidade étnico-racial / Prof. Cleber Santos Vieira (FE/Unifesp)
● 10h30 -10h45 – Intervalo
● 10h45 – 12h30 – Educação em Direitos Humanos – Igualdade e Desigualdade na educação de gênero/Profa. Rayssa Carnaúba (SEEDF)

11 de setembro

● 09h -10h30 – Grupo de Discussão
● 10h30 -11h – Intervalo
● 11h – 12h30 – Debate: EDH – O Direito à memória e à verdade e a consolidação dos direitos humanos / Profa. Alessandra Gasparotto (UFPel)

18 de setembro

● 09h – 11h Mesa Redonda: Desafios e possibilidades da Educação em Direitos Humanos em tempos atuais / Prof. Eduardo Cardoso (UFRGS)/ Marcelo Henrique Leite (Colégio Elite Monteiro Lobato)/Nélia Bueno (PMMR – Projeto Meninos e Meninas de Rua).

Para mais informações: memorialdaresistenciasp@gmail.com

Governo do Estado de SP