Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Infância, Juventude e Trabalho são temas do novo curso Instituto Bixiga em parceria com o Memorial

O curso será online e visa possibilitar aos participantes uma compreensão crítica do tratamento autocrático

Memorial e Instituto Bixiga estão juntos para mais um curso. Convidamos vocês para a mais nova edição do curso que terá como tema: Infância, Juventude e Trabalho: As Resistências ao Disciplinamento do Trabalho Infanto-juvenil no Brasil. O evento será online e acontece no dia 15 de outubro, sexta-feira, às 19h.

Pensando na celebração da Infância e Juventude, comum no mês de outubro, a aula terá como objetivo apresentar e problematizar criticamente os aspectos sociais, jurídicos e culturais do tratamento dispensado à infância e juventude brasileira pela Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), período marcado pela consolidação de um maior controle estatal da vida das crianças, jovens e famílias das classes trabalhadoras, e pela transformação da denominada “questão do menor” em alvo frequente de intervenções arbitrárias do Estado pautadas na Doutrina de Segurança Nacional e na Doutrina da Situação Irregular.

Professores

Danielle Franco da Rocha
Doutorado em História Social, Mestrado em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Pesquisadora do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.
Edimilson Peres Castilho
Doutorado e Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD). Professor Pesquisador do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.
Eribelto Peres Castilho
Doutorado e Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo FFLCH/USP. Professor Pesquisador do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.

Lembramos que os participantes serão contemplados com certificado. Para se inscrever acesso o site do Instituto Bixiga.

Governo do Estado de SP