Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Edital Memórias do Presente


Comunicação em Direitos Humanos

Edital dedicado ao fomento de pesquisas e conteúdos jornalísticos voltados à preservação e à difusão das memórias sobre a ditadura civil-militar (1964-1985) nas periferias de cidades do Estado de São Paulo.

Arte em preto e branco. Na parte de cima, foto com vários homens com mãos erguidas, em uma votação de assembleia. Na parte de baixo, foto onde se vê ao longe um carro de polícia com pessoas à frente. Ao centro se lê, um fundo branco, "Edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos"

Sobre

Voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos direitos humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros, mediante publicação de uma reportagem especial no site e nas redes sociais do Memorial da Resistência de São Paulo. Em sua primeira edição, o edital traz como tema as memórias de resistência e repressão da ditadura civil-militar (1964-1985) em bairros periféricos de cidades do Estado de São Paulo.

Saiba mais sobre o regulamento abaixo.

Propostas selecionadas edição 2021/22

Confira abaixo as propostas selecionadas, a serem desenvolvidas de acordo com o calendário estipulado abaixo:

1º Semestre:
Violência espraiada: ditadura e militarização para além da metrópole
Proponente: Luiza Izulina Catenaci Guerra

2º Semestre:
Escola de samba e a resistência negra durante a ditadura militar
Proponente: Djalma Lucio Leite de Campos

Comissão de seleção

Camilo Vannuchi: Jornalista, escritor, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, foi membro e relator da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo. Autor do livro “Vala de Perus, uma biografia” (Editora Alameda, 2020)

Jéssica Moreira: Jornalista e escritora. É cofundadora do Nós, mulheres da periferia. É uma das autoras de “Queixadas – por trás dos 7 anos de greve” (2013), “Heroínas dessa História – mulheres em busca de Justiça por familiares mortos pela ditadura” (2020). Também escreveu sobre Ditadura no livro paradidático “Vala de Perus”, do Instituto Vladimir Herzog.

Raquel Melo: Jornalista. Trabalha com comunicação, focada nas transformações digitais e na defesa de direitos humanos. Atualmente é coordenadora de comunicação do Instituto Vladimir Herzog.

Ditadura e Periferia

Em parceria com o Memorial, a redação jornalística Nós, mulheres da periferia realizou uma reportagem especial sobre as lutas de resistência e as memórias da ditadura civil-militar em algumas das regiões periféricas da capital paulista. Confira a série de matérias:

Governo do Estado de SP