Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


EXPOSIÇÕES

10 exercícios de aproximação/representação de SP

  De 03 de agosto de 2013 até 27 de outubro de 2013.   Classificação indicativa A exposição 10 exercícios de aproximação/representação de SP, do artista Fernando Piola (1982, São Paulo, SP), […]

  De 03 de agosto de 2013 até 27 de outubro de 2013.

  Classificação indicativa

A exposição 10 exercícios de aproximação/representação de SP, do artista Fernando Piola (1982, São Paulo, SP), é resultado de uma Residência Artística no Memorial da Resistência.

À época, Fernando Piola desenvolvia um trabalho sobre lugares ligados a acontecimentos da história política de São Paulo, fazendo-os visíveis por meio de intervenções e instalações.

Em sua residência no Memorial, o artista fez inúmeras visitas às exposições, participou dos programas de ação educativa e ação cultural, pesquisou os fichamentos do programa Lugares da Memória e ouviu testemunhos do Coleta Regular de Testemunhos.

Como resultado, Piola idealizou dez obras/exercícios que refletiam sobre a repressão de diversas ordens na capital paulistana, remetendo a 151 lugares.

Um dos trabalhos foi o “entre o terceiro e quarto andar” (2013) que buscou reconstituir a localização do pavimento onde, segundo depoimentos de ex-presos políticos, ocorriam torturas pelo Deops.

Iniciado em 2012 (e atualmente descontinuado), o programa de Residência Artística teve como objetivo aproximar as relações conceituais entre a história e as memórias políticas do Memorial da Resistência e suas conexões com as artes visuais.

Materiais da exposição

Ficha Técnica

Artista Residente
Fernando Piola

Coordenação
Kátia Felipini Neves

Ação Educativa
Caroline Grassi Franco de Menezes
Alessandra Santiago da Silva
Anna Luisa Veliago Costa
Marina de Araujo
Renan Ribeiro Beltrame

Expografia e Montagem
Equipe técnica da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Revisão e Tradução
Márcia Macedo

Assistência
Guilherme Tavares de Sousa
Jonas Pimentel
Tamira Naia dos Santos

Comunicação Visual e Projeto Gráfico
Zol Design

Governo do Estado de SP