Personalização

Acessibilidade

Canto Geral: a luta pelos Direitos Humanos

A exposição Canto Geral: a luta pelos Direitos Humanos traz ao público a transposição em gravuras dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos realizada por importantes artistas brasileiros a partir da doação feita pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo à Pinacoteca de São Paulo. Também traz um panorama de importantes tratados de direitos humanos firmados pelo Brasil. 

A universalidade dos direitos humanos foi plenamente reconhecida e acolhida a partir de 1948, num mundo habitado por milhões de sobreviventes e testemunhas das brutalidades inomináveis de uma das maiores guerras da História. 

Naquele contexto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu como um documento de princípios que nos convida a respeitar uma norma comum a ser alcançada por todos em todos os lugares.

O Memorial da Resistência se une a esse “canto geral”, amplificando as vozes da luta pelos Direitos Humanos. A exposição é uma reflexão sobre a importância de cada um dos artigos da Declaração Universal e um convite à prática de um olhar atento às constantes ameaças de naturalização das diversas formas de violência. 

Junto às gravuras, a mostra também apresenta uma obra do artista Raphael Escobar que atua pela defesa dos direitos na Cracolândia, área vizinha ao Memorial da Resistência.

Materiais da exposição

Ficha técnica

Curadoria

Memorial da Resistência

Artista convidado

Raphael Escobar

Produção

Marilia Bonas

Flavio Pires

Elisa Ximenes

Julia Cerqueira Gumieri

Luiza Giandalia Ramos

Camila Alvarez Djurovic

Pesquisa

Ivan Axelrud Seixas

Marilia Bonas

Julia Cerqueira Gumieri

Luiza Giandalia Ramos

Camila Alvarez Djurovic

Coordenadora do Programa Educativo 

Aureli Alves de Alcântara

Educadores

Ana Carolina Ramella Rey Ammon 

Alessandra Santiago da Silva 

Daniel Augusto Bertho Gonzales 

Larissa Yuri Oyadomari 

Marcus Vinícius Freitas Alves

Apoio

Área de Infraestrutura da Pinacoteca de São Paulo

Área de Projetos Culturais da Pinacoteca de São Paulo

Área de Conservação e Restauro da Pinacoteca de São Paulo

Comunicação Visual e Projeto Gráfico

Ludovico Desenho Gráfico

Agradecimentos

Kátia Felipini (Memorial da Resistência)

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!