Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Círculo Fechado: os japoneses sob o olhar vigilante do DEOPS/SP

Círculo Fechado: os japoneses sob o olhar vigilante do DEOPS/SP abordou a trajetória dos imigrantes japoneses no Brasil, expondo a repressão do Estado contra os estrangeiros radicados no país.

Em arquivos, registros fotográficos e textos, a exposição apresentou os japoneses prontuariados pela Delegacia de Ordem Política e Social (Deops/SP) nas décadas de 1930-1940.

Desde 1996, os pesquisadores do Proin (Laboratório de Estudos da Memória Política Brasileira) do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) vêm inventariando a documentação que compõe o Fundo DEOPS/SP, dedicando-se a reconstruir a história e memória política do Brasil republicano marcado por duas ditaduras: 1937-1945 e 1964-1983.

A partir da coordenação do Prof. Boris Kossoy, a pesquisadora Márcia Yumi Tackeuchi realizou um inventário que analisa a perseguição empreendida pela Polícia Política paulista à comunidade nipônica durante a Segunda Guerra Mundial.

Proposta pelo Proin, a mostra foi realizada como parte do programa da USP para as Comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Memorial da Resistência.

Materiais da exposição

Ficha Técnica

Curadoria
Boris Kossoy

Pesquisa
Marcia Yumi Takeuchi

Colaboradores
André Briant
Erick G. Zen
Nádia Saito
Rodrigo Vazquez Esposito
Rogério Dezem.

Fontes
Fundo DEOPS/SP.
Arquivo Público do Estado de São Paulo

Realização
PROIN – Laboratório de Estudos sobre a Memória Política Brasileira, do Departamento de História, FFLCH-USP
Arquivo Público do Estado de São Paulo
Memorial da Resistência – Pinacoteca do Estado.

Expografia e Comunicação visual
Zol Design

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!