Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br


Exposição

Exposição de longa duração

A exposição de longa duração apresenta ao público o que restou de seu espaço carcerário (DEOPS/SP), composto por 4 celas, o corredor principal e o corredor do banho de sol.

O edifício que hoje abriga o Memorial da Resistência sediou, por mais de quatro décadas, o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP. A exposição de longa duração apresenta ao público o que restou de seu espaço carcerário, composto por 4 celas, o corredor principal e o corredor do banho de sol.

  Permanente

  Aberto de quarta a segunda das 10h às 18h. Fechado às terças. Entrada gratuita.

  Gratuidade dos ingressos.

  Classificação indicativa: livre

Os locais testemunharam atrocidades e desencanto, mas também acolheram atitudes de coragem, fraternidade e resistência, e hoje servem como inspiração para a valorização dos princípios democráticos e o respeito à diferença. O roteiro expositivo está organizado nos seguintes módulos:

Espacialidades da ditadura no estado de São Paulo

Disposto em painéis pelo espaço, um inventário de lugares da memória apresenta locais vinculados aos períodos ditatoriais na cidade e no estado de São Paulo. A identificação, comunicação e sinalização é desenvolvida a partir do Programa Lugares da Memória, linha de ação desenvolvida pelo Memorial da Resistência desde 2010. Em contínua expansão, seu inventário conta atualmente com mais de 180 lugares reconhecidos.

O edifício e suas memórias

Neste espaço, duas informações estão articuladas: de um lado, há uma cronologia de ocupação do edifício desde a sua construção à atualidade e, de outro, um vídeo que apresenta a história e estrutura do Deops/SP em tópicos que evidenciam suas diversas ramificações com instâncias do poder para o controle e repressão dos cidadãos.

Controle, repressão e resistência: o tempo político e a memória

As noções, as estratégias e os fatos relativos ao controle, repressão e resistência configuram a abordagem desta sala e contextualizam este espaço prisional no âmbito do Brasil republicano, apresentados por meio de um equipamento multimídia e por uma cronologia, dentre outros recursos.

A construção da memória: o cotidiano nas celas do Deops/SP

O conjunto prisional é composto por quatro celas, um corredor principal e um corredor para banho de sol. Em cada um dos espaços, painéis e outros suportes audiovisuais apresentam desde o processo de implantação do Memorial da Resistência aos testemunhos sobre o cotidiano na prisão.

Foto colorida de um cravo vermelho colocado dentro de uma embalagem de vinagre que está em cima de um caixote de madeira. Esta pequena instalação se encontra na frente de uma coluna de sustentação de ferro que tem a cor ferrugem. Ao fundo vemos 2 bancos retangulares na cor azul escuro encostados em uma parede cinza e 2 outras colunas de sustentação. O piso desta sala é de cimento queimado.
Foto: Levi Fanon

Linha do tempo digital

Cronologia apresenta recorte temporal sobre a memória política brasileira, de 1889, com a Proclamação da República, até 2008, ano anterior à abertura do museu.


Conteúdos audiovisuais

Assista aos vídeos em exibição no antigo espaço carcerário:

Governo do Estado de SP