Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Institucional

O Memorial da Resistência de São Paulo é o maior museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, e tem como missão a valorização da cidadania, da pesquisa e da educação a partir de uma perspectiva plural e diversa sobre o passado, o presente e o futuro.    

Aberto ao público em 2009, o museu é um lugar de memória dedicado a preservar a história do prédio onde operou entre 1940 e 1983 o Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das polícias políticas mais truculentas da história do país.     

Por meio de exposições temáticas de grande impacto social, ações educativas, atividades para pessoas com deficiência e programações culturais gratuitas, o museu se consolidou como referência em Educação em Direitos Humanos, promovendo o pensamento crítico e desenvolvendo atividades sobre Direitos Humanos, Repressão, Resistência e Patrimônio. 

Somos geridos pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC) e atuamos como membro da Coalizão Internacional de Lugares de Consciência. Nosso Conselho de Orientação Cultural é composto por: Carla Gilbertoni Carneiro, Paulo de Tarso Vannuchi, Eduardo Ferreira Valério, Mário Augusto Medeiros da Silva, Luciana Cesar Guimarães, Jerá Guarani e Sheila Santana de Carvalho.

Veja os detalhes da missão, visão, valores e objetivos institucionais no nosso Plano Museológico.

Conheça a equipe do Memorial da Resistência.

Governo do Estado de SP