Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Memorial incorpora ao acervo Lugares da Memória a fábrica Nitro Química

Manifestação dos trabalhadores da Nitro Química em 1986. Crédito: Mirian Fichtner. Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Fundada em 1936, a fábrica da Nitro Química foi criada para expansão do parque industrial localizado no bairro de São Miguel Paulista/SP, após a crise econômica de 1929.  A vila operária, criada nos arredores do complexo industrial, abrigou diversas populações nordestinas, influenciando no desenvolvimento cultural e social  da região.  

Durante a ditadura civil-militar (1964 – 1985), a fábrica foi utilizada como fonte de informações pelo aparato de repressão do  Estado para vigiar os mais de 400 operários filiados ao PCdoB e ligados ao movimento sindicalista.

A fábrica é um dos 190 locais inventariados pelo programa Lugares da Memória, disponível no Acervo do Memorial. Para conhecer mais sobre a história deste lugar, clique aqui!

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!