Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Memorial da Resistência lança podcast sobre escolas de samba na Ditadura

Série foi produzida pelo jornalista Djalma Campos a partir do edital Memórias do Presente

Escola de samba, carnaval de 1967. | Arquivo Público do Estado de São Paulo

Durante o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) o país se viu perante a ações de autoritarismo, censura, cassação de direitos políticos, e em muitas situações, o registro de casos de violência contra quem se arriscasse a enfrentar a força do regime militar. Com as escolas de samba de São Paulo, formada por comunidades majoritariamente negras, a repressão não foi diferente.

A série Escolas de Samba e a Resistência Negra durante o Regime Militar, em formato de podcast, investiga a partir de entrevistas a resistência à Ditadura no universo das escolas de samba e das comunidades do samba da capital paulista e Grande São Paulo. 

Dividida em quatro episódios, a série foi desenvolvida pelo jornalista Djalma Campos, apresentador do podcast Seis e Um, e é resultado do edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, realizado pelo Memorial da Resistência.

Edital Memórias do Presente

Com o intuito de incentivar produções de jornalistas, comunicadores e pesquisadores independentes que contribuam para a defesa dos direitos humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros, o Memorial da Resistência criou o edital Memórias do Presente em 2021.

A primeira edição teve como tema As memórias de resistência e repressão da ditadura civil-militar (1964-1985) em bairros periféricos de cidades do Estado de São Paulo, e contou com duas propostas selecionadas.

A primeira proposta publicada foi a série de reportagens especiais Violência Espraiada, que, a partir da história da família Lucena, cria conexões sobre como os aparelhos de repressão se comportaram na cidade interiorana de Atibaia durante a Ditadura, e como se comportam nos dias de hoje.

O primeiro episódio da série estreia no dia 3 de outubro, nas principais plataformas.

Confira o teaser do episódio:

Ouça nas principais plataformas: