Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Novo Centro de Referência disponibiliza para consulta materiais sobre repressão e resistência política

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo inaugurou no dia 29 de abril de 2022 o seu Centro de Referência, dedicado à preservação, documentação e comunicação das memórias da repressão e resistência política no Brasil – sobretudo  na ditadura civil-militar de 1964-1985.  O projeto foi realizado com recursos do edital ProAC.

O espaço tem como principal objetivo apresentar para o público um panorama contextual das resistências no estado de São Paulo, além de reforçar a importância da memória política e institucional, e do acesso irrestrito à informação. O Centro de Referência contribui também para quem quer conhecer melhor a história do Memorial da Resistência. 

Estão disponíveis para consulta sob agendamento cerca de 900 livros, 600 imagens, 160 entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos, e 190 Lugares de Memória, além de documentos, revistas e catálogos, entre outros. 

A página do Centro de Referência conta ainda com ferramentas de acessibilidade tais como: janelas de Libras, legendas em português, inglês e espanhol para parte das Coletas de Testemunhos, texto alternativo com descrições das imagens de parte da iconografia dos Lugares da Memória e livro em Braille para consulta. 

Você pode acessar também os Lugares de Memória, testemunhos e referências de publicações no site do Memorial. 

Evento de lançamento 

O Centro de Referência do Memorial da Resistência foi inaugurado em um evento online, transmitido pelo Facebook e Youtube. Nele, foi discutido o processo de articulação e organização dos centros de referência nos museus do Estado e o papel dos arquivos institucionais como potencializadores do conhecimento. 

Participaram do evento: Julia Gumieri, pesquisadora do Centro de Referência, Ana Pato, coordenadora do Memorial da Resistência, Tayna da Silva Rios, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Luciana Amaral, documentarista responsável pela organização do arquivo físico institucional. 

Assista abaixo o evento de lançamento completo:

https://youtube.com/watch?v=_wQPlVkNTCk

Para consulta, agende uma visita através do e-mail: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br  

Funcionamento:  

Dias: Segunda a sexta-feira

Horário: Das 10 às 18 horas 

Governo do Estado de SP