Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Exposição Orgulho e Resistências é prorrogada

Visitantes têm até o dia 17 de maio para conferir mostra em cartaz

Fotografia do espaço expositivo onde tem duas colunas retangulares brancas em cada extremidade da foto. Entre as colunas há uma cortina de tecido translúcido do teto ao chão, e a frente dessa cortina há uma placa rosa choque suspensa por estruturas de metais brancas, onde lê-se em preto do lado esquerdo:“Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura”, ao lado do título da exposição há o texto curatorial também em letras pretas. Observa-se também que o chão é de madeira.
Exposição “Orgulho e Resistências: LGBT na ditadura”. Foto: Romulo Fialdini

Quem ainda não conseguiu conferir a exposição temporária Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura, em cartaz no Memorial da Resistência, tem agora até o dia 17 de maio de 2021 para fazer sua visita.

Realizada em parceria com o Museu da Diversidade Sexual e com curadoria de Renan Quinalha, a mostra faz um recorte histórico sobre as relações entre autoritarismo, diversidade sexual e gênero durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

Além de demonstrar a narrativa da repressão durante o período, a exposição se volta também às ações de resistência e nos convida a conhecer bairros do centro de São Paulo sob a ótica do movimento LGBT. São exibidas obras literárias, cartazes de peças de teatro, músicas, filmes, fotografias e materiais que confrontavam a censura na época, além de documentos oficiais da ditadura. Dentre os destaques estão fotografias de Vânia Toledo e um desenho inédito da cartunista Laerte Coutinho.

“A proposta desta exposição de conduzir e mudar o olhar para o passado diz respeito também ao desejo de olhar para o presente, a fim de buscar meios para que uma determinada versão da moral e os bons costumes não volte a ter o mesmo peso que teve há tão pouco tempo entre nós”, afirma o curador.

O catálogo digital da mostra pode ser conferido aqui. Para fazer sua visita, confira as datas disponíveis pelo site.

Governo do Estado de SP