Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Gênero e Ditadura

A convite do Memorial da Resistência, o Acervo Bajubá ocupou o espaço do Centro de Referência para uma imersão com o tema “Gênero e Ditadura” por aproximadamente seis meses.

A partir da perspectiva de gênero, pesquisadores e pesquisadoras do Acervo lançaram o olhar sobre cerca de 900 livros, 600 imagens, 160 entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos, e 190 Lugares de Memória, além de documentos, revistas e catálogos. 

Para Ariana Mara da Silva, pesquisadora do Acervo Bajubá, “a memória da resistência no Brasil ainda é muito masculina, assim como toda história ligada aos grandes eventos. Pesquisar gênero a partir do contexto de repressão e resistência no Brasil retira as mulheres da posição de relatoras das histórias masculinas, e insere novas sujeitas nos momentos historicamente importantes do país.”  

O desenvolvimento desse Percurso Curatorial com o Acervo Bajubá trabalha uma importante perspectiva crítica do termo “gênero”, assim como problematiza seus amplos contornos e a abrangência contemporânea do entendimento do termo “mulher”.   

Sobre o Bajubá 

O Acervo Bajubá é um projeto comunitário de registro de memórias das comunidades LGBT+ brasileiras. Além de reunir uma coleção de itens que registram a diversidade sexual e a pluralidade de expressões e identidades de gênero no Brasil, o Bajubá colabora com exposições, capacitações e projetos de produção, mediação e circulação de narrativas sobre as histórias de pessoas LGBT+.


Percursos de gênero

Conheça a vitrine que reúne fontes documentais, testemunhais, iconográficas e bibliográficas sobre o tema Gênero e Ditadura, pesquisadas no Centro de Referência do Memorial da Resistência.

Governo do Estado de SP