Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Perguntas frequentes

# Oportunidades para trabalhar no Memorial da Resistência ou envio de currículos

Nossas vagas estão disponíveis no site da APAC (Associação Pinacoteca de Arte e Cultura), na seção Trabalhe Conosco. Caso haja interesse ou dúvida sobre algum processo seletivo aberto, entre em contato através do e-mail: crh@pinacoteca.org.br.

# Horário de funcionamento e ingressos do Memorial da Resistência

O Museu fica aberto de quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 18h e fica fechado às terças-feiras. Os ingressos do Memorial são gratuitos e podem ser solicitados através do site ou na bilheteria do local. Conforme o decreto municipal n.61.149, de 17/03/2022, o uso de máscaras de proteção deixa de ser obrigatório em ambientes fechados, porém o Memorial da Resistência recomenda o uso do acessório durante a sua visita ao museu. Para mais informações sobre acesso e como chegar, clique aqui.

# Sobre entrevistas, gravações e matérias

Filmagens, fotografias e uso de imagem para produções jornalísticas, acadêmicas, e documentais são autorizadas mediante solicitação prévia através do e-mail: comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br, com pelo menos 10 dias de antecedência, informando sobre projeto, objetivo e quais lugares serão utilizados, para que possamos analisar.

Todas as filmagens no Memorial estão sujeitas as nossas Condições de Uso.

# Autorização para a filmagem e fotografia durante visita ao museu

É permitido registrar sua visita com fotografias e vídeos nas dependências do Memorial da Resistência e suas exposições com celular e câmeras fotográficas, sem o uso de flash, sem uso de tripés de qualquer tamanho, pau de selfies, refletores ou outros equipamentos. Ensaios fotográficos e registros corporativos entre outros, não são autorizados, pois interferem no funcionamento do museu e na experiência dos visitantes que circulam todos os dias pelos prédios.

# Trabalhos acadêmicos sobre o Memorial da Resistência

Devido à grande demanda de solicitações de pesquisas, conseguimos atender apenas casos pontuais de trabalhos acadêmicos. Para avaliar um projeto e a capacidade do Memorial em atender à solicitação, é necessário encaminhar solicitação com os dados do projeto (breve descrição da pesquisa, objetivos, prazos e instituição responsável) para o e-mail: faleconosco@ memorialdaresistenciasp.org.br. O pedido será encaminhado à respectiva área para avaliação, que responderá informando o prazo de análise do pedido, que pode ser de até 30 dias. Neste momento poderão ser solicitados novas informações sobre a pesquisa.
A entrega das informações não garante a autorização para a realização da pesquisa.

# Agendamento de pesquisa no Acervo

O acervo do Memorial é dedicado às memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil Republicano, com enfoque no período da ditadura civil-militar (1965-1985). O atendimento presencial acontece mediante agendamento prévio no Centro de Referência, no endereço Largo General Osório, 66, 1º andar. Para fazer sua pesquisa, envie mensagem para o e-mail: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br, o tempo de resposta do setor é de 5 dias. Também é possível consultar nosso Acervo Digital clicando aqui.

# Pesquisa para obtenção de informações e documentos sobre o Memorial

Caso queira solicitar informações para sua pesquisa ou utilizar algum material do Acervo ou fotografias disponíveis no site do Memorial da Resistência, entre em contato com o Núcleo de Pesquisa pelo e-mail: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br , o tempo de resposta do setor é de 5 dias.

# Agendamento de visitas educativas

A agenda para as visitas mediadas abre na primeira segunda-feira de cada mês para visitação no mês seguinte. As visitas mediadas e agendadas para os grupos durante a semana ocorrem às 10h, 11h, 13h30, 15h e 16h, e aos sábados e domingos às 10h e 14h30. O agendamento é realizado online, através deste link. Para visitas educativas com grupos de pessoas com deficiências, é necessário ligar nos telefones (11) 3324-0943 ou (11) 3324-0944.

Importante:
As visitas ao museu são gratuitas.
O Memorial não oferece serviço de transporte.
Cada educador atenderá um grupo formado por, no máximo, 10 pessoas, sempre acompanhados de responsáveis. A visita dura em média uma hora e quinze minutos e não visita o museu inteiro. Em função dos protocolos sanitários pedimos que os integrantes dos grupos tragam suas garrafas de água.

# Emissão de certificados

Os certificados de participação em cursos, oficinas e workshops realizados pelo Memorial só serão emitidos com a obtenção de 75% de presença e até um ano após a realização da atividade. Em caso de atividades feitas em conjunto com parceiros, os certificados devem ser solicitados diretamente com a instituição parceira.

# Acessibilidade – Memorial ParaTodos

O Memorial da Resistência sabe a importância de garantir acesso do seu acervo para diferentes públicos, pensando nisso, o museu inaugurou em 2014, o programa Memorial Para Todos com foco na necessária e urgente inclusão das pessoas com deficiências. Saiba mais sobre, clicando aqui. Para mais informações sobre o agendamento de visitas mediadas para pessoas com deficiência entre em contato através do e-mail: acessibilidade@memorialdaresistenciasp.org.br ou telefone: (11) 3335-5192.

# Apoio pedagógico ao professor

O Material composto por um folheto de contextualização (contendo textos, glossário e referências bibliográficas) e cinco pranchas com reprodução de documentos históricos com os conceitos de controle social, repressão e resistência política ao longo da História Republicana do país pode ser acessado clicando aqui.

# Propostas de projetos e parcerias

Os interessados em encaminhar propostas de projetos ou parcerias voltados à educação, pesquisa, cultura e arte, devem entrar em contato através do e-mail: faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br.

# Contribuições voluntárias

Se você se interessa pelo Memorial da Resistência e quer contribuir com nossos projetos, é possível contribuir voluntariamente e auxiliar nossa equipe em diversas atividades. Lembre-se que o voluntariado não constitui vínculo empregatício. Para saber mais, escreva para apoie@memorialdaresistenciasp.org.br

Governo do Estado de SP