Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Perguntas frequentes

# Oportunidades para trabalhar no Memorial da Resistência ou envio de currículos

Nossas vagas estão disponíveis no site da APAC (Associação Pinacoteca de Arte e Cultura), na seção Trabalhe Conosco. Caso haja interesse ou dúvida sobre algum processo seletivo aberto, entre em contato através do e-mail: crh@pinacoteca.org.br.

# Horário de funcionamento e ingressos do Memorial da Resistência

O Museu fica aberto de quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 18h e fica fechado às terças-feiras. Os ingressos do Memorial são gratuitos e podem ser solicitados através do site ou na bilheteria do local. Devido ao processo da Retomada Segura, o uso de máscara continua obrigatório dentro das dependências do prédio. Para mais informações sobre acesso e como chegar ao Memorial, clique aqui.

# Condições gerais de autorização para filmagem e fotografia

Caso deseje solicitar autorização para filmagem, fotografia e uso de imagem para atividades jornalísticas, acadêmicas, artistas e culturais consulte antes nossas Condições de Uso. Após leitura, faça sua solicitação através do e-mail: comunicacao@memorialdaresistenciasp.org.br, com pelo menos 10 dias de antecedência, informando sobre o projeto, objetivo e quais lugares serão utilizados para que possamos analisar.

# Trabalhos acadêmicos sobre o Memorial da Resistência

Devido à grande demanda de solicitações de pesquisas, conseguimos atender apenas casos pontuais de trabalhos acadêmicos. Para avaliar um projeto e a capacidade do Memorial em atender à solicitação, é necessário encaminhar solicitação com os dados do projeto (breve descrição da pesquisa, objetivos, prazos e instituição responsável) para o e-mail: faleconosco@ memorialdaresistenciasp.org.br. O pedido será encaminhado à respectiva área para avaliação, que responderá informando o prazo de análise do pedido, que pode ser de até 30 dias. Neste momento poderão ser solicitados novas informações sobre a pesquisa.
A entrega das informações não garante a autorização para a realização da pesquisa.

# Agendamento de pesquisa no Acervo

O acervo do Memorial é dedicado às memórias da repressão e da resistência políticas no Brasil Republicano, com enfoque no período da ditadura civil-militar (1965-1985). O atendimento presencial acontece mediante agendamento prévio no Centro de Referência, no endereço Largo General Osório, 66, 1º andar. Para fazer sua pesquisa, envie mensagem para o e-mail: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br. Também é possível consultar nosso Acervo Digital clicando aqui.

# Pesquisa para obtenção de informações e documentos sobre o Memorial

Caso queira solicitar informações para sua pesquisa ou utilizar algum material do Acervo ou fotografias disponíveis no site do Memorial da Resistência, entre em contato com o Núcleo de Pesquisa pelo e-mail: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br.

# Agendamento de visitas educativas

Os agendamentos são realizados mensalmente, de segunda a sexta, das 10h às 17h00. Para agendar uma visita com nossos educadores, ligue (11) 3324.0943/0944, de segunda-feira à sexta-feira. A abertura de horários é feita sempre na 2ª segunda-feira do mês para agendamento do mês seguinte.

Importante:
As visitas ao museu são gratuitas.
O Memorial não oferece serviço de transporte.
Cada educador atenderá um grupo formado por, no máximo, 10 pessoas, sempre acompanhados de responsáveis. A visita dura em média uma hora e quinze minutos e não visita o museu inteiro. Em função dos protocolos sanitários pedimos que os integrantes dos grupos tragam suas garrafas de água.

# Acessibilidade – MemorialparaTodos

O Memorial da Resistência sabe a importância de garantir acesso do seu acervo para diferentes públicos, pensando nisso, o museu inaugurou, em 2014, o programa Memorial ParaTodos com foco na necessária e urgente inclusão das pessoas com deficiências. Saiba mais sobre, clicando aqui. Para mais informações sobre o agendamento de visitas mediadas para pessoas com deficiência entre em contato através do e-mail: acessibilidade@memorialdaresistenciasp.org.br ou telefone: (11) 3335-5192.

# Apoio pedagógico ao professor

O Material composto por um folheto de contextualização (contendo textos, glossário e referências bibliográficas) e cinco pranchas com reprodução de documentos históricos com os conceitos de controle social, repressão e resistência política ao longo da História Republicana do país pode ser acessado clicando aqui.

# Propostas de projetos e parcerias

Os interessados em encaminhar propostas de projetos ou parcerias, voltados à educação, pesquisa, cultura e arte, devem entrar em contato através do e-mail: faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!