Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Confira a programação de dezembro no Memorial

Calendário de atividades celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos com lançamento do catálogo impresso da exposição Memórias do Futuro, workshop e aula pública

Ato público nacional contra o racismo e todas as formas de opressão. São Paulo, 07 de setembro de 2021. Foto de Caio Chagas/cortesia Coalizão Negra por Direitos.

No dia 10 de dezembro, completam 74 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, instituída na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. O documento representa um importante avanço para as lutas sociais, municiando o debate sobre direitos que devem ser garantidos a todos os seres humanos.

O Memorial da Resistência tem como missão a valorização e a preservação dos Direitos Humanos através da educação, da pesquisa e da organização de exposições temáticas. Esse mês, celebramos a data com duas atividades presenciais no museu, debatendo a luta antirracista, a construção da cidadania e a memória política em torno das delegacias do Deops/SP, além das diferentes perspectivas dos Direitos Humanos em um workshop virtual.

Confira a programação de dezembro:

Sábados Resistentes | Memórias do Futuro: Arquivos do movimento negro e a construção da cidadania brasileira

10 de dezembro | 14 horas | Memorial da Resistência

No dia 10 de dezembro, o Memorial da Resistência realiza em parceria com o Núcleo Memória o último Sábado Resistente do ano. O evento Memórias do Futuro: Arquivos do movimento negro e a construção da cidadania brasileira marca também o lançamento do catálogo impresso da exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência.

O catálogo impresso foi realizado em parceria com Fundação Friedrich Ebert Brasil (FES), organização alemã que atua no Brasil desde o final dos anos 70 com foco na defesa e fortalecimento da democracia, na promoção do desenvolvimento econômico inclusivo e sustentável, e na luta pela justiça racial e de gênero.

O encontro reforça o papel da luta antirracista na construção da cidadania e da democracia no país a partir de um debate sobre as experiências de pesquisa, preservação e difusão da memória negra, e conta com a participação do sociólogo, escritor e curador da exposição, Mário Augusto Medeiros da Silva, e dos colaboradores da exposição: a pesquisadora Pâmela Almeida, a arquiteta Isabel Xavier, e o jornalista Nabor Jr.

Após a atividade, a publicação será distribuida gratuitamente para o público presente.

Não é necessário retirar ingresso ou fazer inscrição para o evento.

A reconstituição histórica do DOPS e o funcionamento das delegacias políticas em São Paulo

10 de dezembro | 10 horas | Memorial da Resistência

O prédio que abriga o Memorial da Resistência foi sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Deops/SP), uma das polícias políticas mais truculentas do país.

No próximo dia 10, o Instituto Bixiga debate com o público uma ampla pesquisa histórica, iconográfica, documental e bibliográfica sobre o funcionamento das delegacias vinculadas ao Deops/SP, entre os anos de 1924 e 1983.

A Reconstituição Histórica do DOPS e o Funcionamento das Delegacias Políticas em São Paulo é uma escuta pública fruto de uma iniciativa do Memorial da Resistência, que se volta para seu repertório patrimonial para investigar a história do prédio.

Escuta Pública com o Acervo Bajubá

12 de dezembro | 15 horas | Memorial da Resistência

Acervo Bajubá realizou uma imersão sobre o tema “gênero” no Centro de Referência do museu, acervo dedicado à documentação, preservação e comunicação das memórias de repressão e resistência políticas no Brasil. Para debater os resultados da parceria, realizaremos no dia 12 de dezembro uma escuta pública, que apresentará ao público os processos envolvidos na trajetória do Acervo Bajubá no projeto Percursos Curatoriais.

Participarão também o Coletivo de Mulheres do Jardim Miriam, zona sul de São Paulo, a professora e escritora Amara Moira, e a educadora e designer Laura Daviña, que oferecem a oficina de escrita e publicação Memórias e experiências de gênero a convite do museu e do Acervo Bajubá.

A atividade é gratuita e não precisa de inscrição. 

Workshop de Direitos Humanos

15 e 16 de dezembro | 15 horas | Atividade virtual

Por meio da iniciativa do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), oferecemos nos dias 15 e 16 um workshop que pretende refletir sobre diferentes perspectivas dos Direitos Humanos, tanto em ações educativas do Memorial, quanto através de relatos de suas violações e lutas para a garantia de direitos, no passado e na contemporaneidade.

No primeiro encontro, vamos refletir sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e sua inserção nas práticas educativas do Memorial da Resistência através do Projeto Resisto!, abordando as possibilidades de trabalho com os vídeos educativos e o acervo de testemunhos parte do programa Coleta Regular de Testemunhos.

O segundo dia de atividade será uma roda de conversa com Aton Fon Filho, advogado e ex-preso político nas dependências do DEOPS/SP ? prédio que atualmente abriga o Memorial da Resistência. Aton compartilhará sua experiência de vida profissional e enquanto perseguido político no período da Ditadura Civil-Militar. 

Inscrições a partir do dia 5 de dezembro neste link.

Governo do Estado de SP