Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Próximo Sábado Resistente debate cidadania para além do voto

Encontro discute a história da cidadania no Brasil e os mecanismos públicos de controle e monitoramento político

Congresso Nacional durante Assembleia Constituinte, 1987. – Arquivo Público do Estado de São Paulo

No dia 15 de outubro, às 14 horas, acontece o sétimo Sábado Resistente do ano, sob o tema Eu votei! E agora? A história da cidadania brasileira, sistemas de controle e monitoramento político no Brasil. O evento, promovido pelo Núcleo Memória e em parceria com o Tutaméia, reflete sobre os mecanismos públicos de controle e monitoramento político e a participação cidadã para além do exercício do voto.

O tema faz parte do eixo que guia a programação de 2022, A construção da Cidadania no Brasil, que tem como objetivo discutir a historicidade dos processos de construção da cidadania do povo brasileiro, marcada por lutas sociais e repressões políticas.  

O evento será realizado em formato híbrido, e pode ser acompanhado presencialmente ou através do Facebook do Memorial e dos canais do Núcleo Memória e do Tutaméia. Não é necessária inscrição nem retirada de ingressos para a participar do evento.

Programação

14:10 – 14:20 | Palavras de boas-vindas – Ana Pato (Coordenadora do Memorial da Resistência) e de Oswaldo Oliveira Santos Jr. (Núcleo Memória)
14:20 – 15:30 | Formação da mesa e palavras dos convidados
15:30 – 16:30 | Debate

Convidados

Jaime Pinsky Historiador, doutor e livre docente da USP e professor titular da Unicamp. É autor, coautor e/ou organizador de 30 livros, entre os quais História da Cidadania, Novos Combates pela História e Escravidão no Brasil. Durante o regime militar, criou as revistas Debate & Crítica.  

Flávio de Leão Bastos Pereira – Advogado, doutor e mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. professor de Direitos Humanos e Direito Constitucional e Eleitoral, da mesma Universidade. Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Reggio Calabria. Especialista em Genocídios pelo “International Institute for Genocide and Human Rights Studies” – Zoryan Institute e University of Toronto (Canadá). Editor-Chefe do Journal of International Criminal Law (Estocolmo). Coordenador do Núcleo da Memória da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. 

Mediação: Oswaldo Oliveira Santos Junior – Mestre em Ciências da Religião, formado em Geografia, Teologia e História. Professor Universitário e coordenador do Núcleo de Formação Cidadã e das Disciplinas de Formação Geral e Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo. Diretor do Núcleo Memória e Coordenador de Pesquisa histórica para o Memorial da Luta Pela Justiça. Assessor e professor do Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos do Memorial da Resistência de São Paulo.

Governo do Estado de SP