Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Sábado Resistente discute a luta por direitos e pela vida das mulheres

Encontro apontou os desafios e possíveis caminhos para que seja alcançada maior igualdade e participação

Voltados ao tema dos Direitos Humanos, os Sábados Resistentes deste ano retornaram para mais um debate em formato virtual no dia 24 de abril. Sua terceira edição, com o tema “Os desafios da luta pela defesa dos direitos das mulheres“, discutiu a trajetória de resistências e de conquistas das mulheres até os dias de hoje e o papel da democracia como elemento inseparável dessas lutas.

A responsabilidade do Estado em assegurar direitos às mulheres segue sendo primordial, como bem foi mencionado pela Dra. Margarete Pedroso, procuradora do Estado. De projetos de leis a políticas públicas que eduquem, informem e conscientizem a sociedade, modificações nas estruturas de poder são necessárias para a necessária representatividade do gênero na política e o fim da naturalização da violência a que repetidamente sofrem.

Além de física, a violência estrutural contra as mulheres é também institucional. Em um contexto de retrocessos como o atual, vemos surgir graves projetos de leis contra o direito ao próprio corpo, à autonomia feminina e ao consentimento. Agrava-se a este contexto o cenário de pandemia, como afirma Sonia Coelho, coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres. Em meio às desigualdades sociais, de gênero, raça e classe escancaradas pela atual crise sanitária e econômica, iniciativas de apoio e ajuda têm encontrado na economia solidária caminhos para a resistência. Enfrentando tantos desafios, a luta pelo direito das mulheres segue sendo, primordialmente, o direito pela vida.

Assista na íntegra a transmissão do Sábado Resistente:

Governo do Estado de SP