Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Sábado Resistente debate a questão imigratória e o fenômeno da xenofobia

Discriminação histórica em relação a pessoas de diferentes regiões do mundo e seus desdobramentos sociais serão temas chave do próximo encontro

Junto do Núcleo Memória, o Memorial da Resistência realiza mais uma edição do Sábado Resistente, dessa vez voltada à questão imigratória e ao fenômeno da xenofobia. A transmissão acontece no dia 14 de agosto, às 15h,  no Facebook do Memorial.

A conversa será pautada pela questão migratória, inter e intra países, fruto de diversos problemas derivados da crescente globalização desde a última metade do século passado e as manifestações de xenofobia que a cada dia são mais frequentes, acirrando o ódio e a polarização entre os diferentes grupos presentes na sociedade, além traçar o histórico preconceito de origem, ou geográfico, típico entre regiões brasileiras, como a discriminação dos sudestinos em relação à população de origem nordestina.

Para compor a mesa foram convidados três especialistas sobre o tema: a professora Helisane Mahlke, autora do Livro “Direito Internacional dos Refugiados: Novo Paradigma Jurídico”; a ativista Jobana Moya, Imigrante boliviana, fundadora da Equipe de Base Warmis Convergência das Culturas e o pesquisador e ativista Willians Santos, Integrante da rede “Fronteiras Cruzadas”, Ator com pesquisas em teatro e curador musical do projeto “Conexão Jamaifrica”.

Esperamos você!

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!