Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Primeiro Sábado Resistente do ano debate Direitos Humanos no novo governo

Em 2023, os encontros serão guiados pelo eixo “Totalitarismo e Resistências”, abordando o crescimento de movimentos neofascistas no país

Índígenas de diversas etnias e quilombolas fazem protesto em frente ao Ministério da Justiça ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No dia 4 de março, a partir das 14 horas, acontece o primeiro Sábado Resistente do ano! O encontro, realizado em parceria com o Núcleo Memória, debaterá o tema Direitos Humanos: desafios e caminhos do novo governo, com a participação de Renato Simões, Secretário Nacional de Participação Social da Presidência da República, e do jornalista Luis Nassif.

Em 2023, os Sábados Resistentes completam 15 anos de atividade sem interrupções, com uma programação voltada para a educação em Direitos Humanos, promoção da memória política e exercício do pensamento crítico. Os encontros do ano serão guiados pelo eixo “Totalitarismo e Resistências”, abordando o crescimento de movimentos neofascistas e extremistas no Brasil.

O evento será realizado em formato híbrido, e pode ser acompanhado presencialmente ou através do Facebook do Memorial e dos canais do Núcleo Memória e do Tutaméia.

Não é necessária inscrição ou retirada de ingressos para a participar do evento.

Convidados

Renato Simões: Secretário Nacional de Participação Social da Presidência da República. Foi deputado estadual e federal pelo Partido dos Trabalhadores de São Paulo, tendo sido por 10 anos presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Militante histórico dos movimentos sociais de Direitos Humanos, ajudou a criar e coordenou a Associação Nacional Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 e a ACAT – Ação dos Cristãos pela Abolição da Tortura, entre outras entidades.

Luis Nassif: Atua como jornalista desde 1971, trabalhando na revista Veja, no Jornal da Tarde e na Folha de São Paulo, onde participou do projeto de criação do Datafolha. Em 1986, ganhou o Prêmio Esso com uma série de reportagens sobre o Plano Cruzado.  Foi comentarista econômico da TV Cultura e um dos apresentadores do Jornal Gente, da Rede Bandeirantes. Em abril de 2013, Nassif lançou o piloto do Jornal GGN (Grupo Gente Nova), um jornal eletrônico, “o jornal de todos os Brasis”, um projeto jornalístico cujo propósito é aprofundar temas relevantes pouco abordados pela mídia convencional.

Governo do Estado de SP