Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Sábado Resistente relembra a luta dos trabalhadores

Sábado Resistente virtual trouxe em detalhes a ação de reparação às vítimas da ditadura na Fábrica da Volkswagen

Aconteceu no sábado, 22 .05, mais um Sábado Resistente em parceria com o Núcleo Memória. Na edição de maio o o encontro foi dedicado às lutas operárias durante o período da ditadura civil-militar brasileira.

Foi grande o papel do grande empresariado nacional durante o regime iniciado em 64, como bem explicou o professor convidado Pedro Henrique Campos. Alguns desses espaços tornaram-se, inclusive, palco de graves violações de direitos humanos, caso da Fábrica da Volkswagen do Brasil instalada em São Bernardo do Campo – SP.

Devido à uma ação inédita movida por diferentes instâncias judiciais brasileiras, a empresa reconheceu em 2020 sua participação no regime militar e teve de pagar às vítimas uma indenização milionária e histórica. Eduardo Valério, Promotor de Justiça , explicou como foi feita a estruturação do Termo de Ajustamento de Conduta para a responsabilização da empresa, enquanto Tarcísio Tadeu Garcia Pereira, representante da Associação das Vítimas da Volkswagen do Brasil Heinrich Plagge, trouxe outros detalhes do caso.

A Fábrica da Volkswagen do Brasil acaba de ser incorporada ao acervo do Memorial como um dos 189 lugares de memória do Programa Lugares Da Memória. Para saber mais, confira abaixo o debate na íntegra:

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!