Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Sobre o Centro de Referência

O Centro de Referência do Memorial da Resistência é um espaço físico e virtual destinado à conexão de fontes de pesquisa sobre o repertório patrimonial da instituição por meio do seu acervo. Com este espaço, visa-se a condensar referências como suporte para pesquisadores e o público em geral.

Nosso acervo é resultado do trabalho do Núcleo de Pesquisa, inicialmente dedicado aos programas Coleta Regular de Testemunhos e Lugares da Memória. O primeiro dedica-se à realização de entrevistas gravadas com pessoas que possam testemunhar sobre aspectos de suas vivências durante a última ditadura brasileira, contribuindo para a ampliação da compreensão histórica sobre eventos, processos sociais, conjunturas políticas, modos de vida, entre inúmeras outras questões referentes às experiências individuais e coletivas que configuraram a vida social naquele contexto. Já o Lugares da Memória tem por objetivo expandir o alcance preservacionista da instituição por meio da criação de um inventário dos lugares da memória da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo vinculados aos períodos autoritários brasileiros. Tendo em conta a localização privilegiada do Memorial da Resistência em um espaço identificado como lugar de memória (o edifício do antigo Deops/SP), o programa é estruturado por meio do levantamento de referências e fontes históricas diversas (bibliográficas, audiovisuais e iconográficas) que relacionam memória coletiva e história como instrumentos para ações preservacionistas. Por fim, é importante destacar que, em 2021, também foi organizado o arquivo sobre a memória institucional do Memorial da Resistência, constituindo-se, assim, um novo acervo para a pesquisa pública. Essa frente arquivística, possibilita a realização de estudos sobre como a instituição veio abordando os temas relacionados à resistência e à repressão políticas em suas ações culturais, educativas e expositivas ao longo de seus anos de atuação.

Como espaço virtual, o Centro de Referência reúne todo nosso acervo em um repositório digital organizado e de fácil acesso que permite ao usuário mapear a memória política da repressão e da resistência em contextos de violência estatal, com destaque para o período histórico da ditadura Vargas (1937-1945) e da ditadura civil-militar dos anos 1964 a 1985. No repositório, esse mapeamento é estruturado a partir do cruzamento de testemunhos orais e do levantamento de referências documentais, iconográficas e bibliográficas. Como ferramenta de pesquisa, está sendo desenvolvido também um vocabulário controlado para subsidiar a indexação assertiva do conteúdo dos documentos existentes no acervo digital.

Como espaço físico, o Centro de Referência reúne uma coleção de importantes publicações sobre os temas abordados pela instituição, além de disponibilizar para consulta, mediante agendamento, o arquivo da memória institucional do Memorial da Resistência, que organiza o acervo documental sobre a história das exposições desenvolvidas na instituição, os documentos e arquivos audiovisuais do programa de Ação Cultural e os materiais formativos desenvolvidos pela Ação Educativa.

Para consulta presencial ao acervo, envie sua solicitação para o e-mail: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br