Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Direitos humanos sob a perspectiva de gênero

Em série de vídeos, Memorial convida professores a refletirem sobre os direitos humanos e as violações de direitos das mulheres no período da ditadura até os dias atuais

Assista à série de cinco vídeos que integram a programação do Memorial da Resistência para a campanha Sonhar o Mundo 2021

Qual a importância da Educação em Direitos Humanos para a promoção da equidade de gênero? Em que medida essa formação possibilita que a mulher seja reconhecida como sujeito de direito? Essas são algumas das perguntas debatidas na série de cinco vídeos produzida pelo Memorial para a campanha Sonhar o Mundo 2021, que este ano tem como tema “Soluções sistêmicas para o futuro que queremos: mulheres”.

Os vídeos apresentam contribuições de professores sobre o assunto e são um desdobramento das discussões realizadas durante o Curso Intensivo de Educação em Direitos Humanos deste ano. Confira assistindo aos vídeos no canal do Youtube do Memorial.

#Qual a importância da Educação em Direitos Humanos para a promoção da equidade de gênero?
Convidada: Profa. Rayssa Carnaúba – Doutoranda em Ciências Sociais (UPorto) e Professora da Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

#Por que é importante garantir o Direito à Memória e à Verdade sobre a violação de direitos das mulheres durante a Ditadura?
Convidada: Profa. Alessandra Gasparotto – Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

#Em que medida a Educação em Direitos Humanos possibilita que a mulher seja reconhecida como sujeito de direito?
Convidada: Profa. Helena Cristina G. Q. Simões – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

#Como a Ditadura interferiu nas políticas de promoção da igualdade racial, principalmente, em relação às mulheres negras?
Convidado: Prof. Cleber Santos Vieira – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

#Qual a importância de trabalhar com projetos de Educação em Direitos Humanos na educação formal, principalmente, no que tange aos desafios postos pelas relações de gênero?
Convidado: Prof. Marcelo Henrique Leite – Doutorando em História – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor da Educação Básica.

Governo do Estado de SP