Personalização

Acessibilidade

Idioma do site

Sábado Resistente discute o direito à cidade

Juntos para mais uma nova edição do Sábado Resistente, o Memorial da Resistência e o Núcleo Memória trazem para o debate o tema planejamento urbano, a moradia e o acesso às cidades e territórios.

O evento será transmitido no Facebook do Memorial no dia 18 de setembro às 15 hrs, com a presença de João Sette Whitaker, professor da FAU/USP; Tales Fontana Siqueira Cunha, colaborador da Rede BrCidades; e Queops Damasceno, e membro da Coordenação Nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB.

Sabia que é a Constituição de 1988 que reconhece pela primeira vez as cidades como espaços de poder político do Estado de Direito brasileiro? O gesto atribuiu força normativa vinculante à qualidade de vida urbana, tornando nosso direito à habitar e compartilhar cidades sustentáveis como um direito constitucional. Vale ainda mencionar, como bem definiu o Comitê dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da Organização das Nações Unidas em 1991, que moradia não é só um espaço que habitamos com condições de salubridade e segurança, mas também com instalações sanitárias adequadas, atendimento de serviços públicos e acesso à equipamentos sociais e comunitários básicos.

Durante o debate com os convidados, iremos discutir de que forma estes direitos são ou não garantidos aos brasileiros, e como essa oferta para poucos atende a interesses econômicos e políticos alheios a um planejamento urbano verdadeiramente democrático. Esperamos você!

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!