Personalização

Acessibilidade

Visite a exposição de longa duração do Memorial

Área que hoje está aberta à visitação já foi o espaço carcerário do antigo Deops/SP

Foto colorida de espaço carcerário de paredes cinza rabiscadas e piso de tábua corrida. Sobre o chão, dois colchonetes finos e listrados de azul claro e branco com cobertores cinza. Há um colchonete em cada lateral da foto. No fundo vemos uma entrada com uma pia. Acima da pia vemos uma grade. No canto esquerdo, atrás do colchonete, uma alta pilastra na cor verde.
Uma das celas do espaço prisional do antigo Deops/SP, hoje parte da exposição de longa duração do Memorial. Foto: Levi Fanan

Sabia que o edifício que hoje abriga o Memorial da Resistência foi, por mais de quatro décadas, sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP? Esse órgão do governo foi uma das polícias políticas mais truculentas do país, principalmente durante os períodos do Estado Novo (1937-45) e da ditadura civil-militar (1964-85).

Composta pelo que restou do seu espaço carcerário – quatro celas, o corredor principal e o corredor do banho de sol -, a exposição de longa duração do Memorial apresenta locais que testemunharam atrocidades e desencanto, mas que também acolheram atitudes de coragem, fraternidade e resistência, servindo hoje como inspiração para a valorização dos princípios democráticos e o respeito à diferença.

Para visitar a exposição e conhecer esse importante lugar da memória em São Paulo, não deixe de reservar seu ingresso gratuito com hora e data marcada pelo site.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!