Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Alípio Freire, presente!

Hoje, dia 22 de abril de 2021, infelizmente perdemos nosso querido Alípio Freire para a COVID.

Jornalista, escritor, artista plástico e convicto militante pelos direitos humanos, Alípio iniciou sua militância política na luta contra a ditadura. Foi preso aos 23 anos de idade e passou cinco anos em encarceramento. Foi ao longo destes anos que ele produziu e reuniu obras artísticas de presos políticos como desenhos, pinturas, xilogravuras e objetos artesanais.

Alípio foi um ativo colaborador do Memorial da Resistência! Tendo nos ajudado, por meio de suas memórias, relatos e desenhos, na reconstituição do antigo espaço prisional do Deops/SP. Seu testemunho faz hoje parte do acervo do Memorial.

Em 2013, realizou a exposição “Insurreições: expressões plásticas nos presídios políticos de São Paulo”, exibida pelo Memorial da Resistência. Também foi curador da exposição “A Luta pela Anistia: 1964 – ?”, realizada em agosto de 2009 pelo Memorial em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp). Em 2016, ainda cedeu ao Memorial seu arquivo pessoal de cartas e objetos para a exposição “Carta Aberta: Correspondências na Prisão”.

Sentiremos muitíssimo sua partida, companheiro!

Alípio Presente!

Governo do Estado de SP