Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial da Resistência promove escuta pública com o Acervo Bajubá

Evento apresenta ao público as experiências da pesquisa sobre o tema “gênero” no acervo do Centro de Referência do museu

Visita técnica do Coletivo de Mulheres do Jardim Miriam (zona sul de São Paulo) ao Centro de Referência, promovida pelo Acervo Bajubá.

Ao longo do último semestre, o Acervo Bajubá realizou uma imersão sobre o tema “gênero” no Centro de Referência do museu, acervo dedicado à documentação, preservação e comunicação das memórias de repressão e resistência políticas no Brasil. Para debater os resultados da parceria, realizaremos no dia 12 de dezembro, às 15 horas, uma escuta pública que apresentará ao público os processos envolvidos na trajetória do Acervo Bajubá no projeto Percursos Curatoriais.

Como resultado da pesquisa, o coletivo realizou em parceria com o museu uma série de iniciativas para discutir as perspectivas de gênero nos temas tratados pelo museu, sobretudo no período da Ditadura Militar (1964-1985).

Foram realizadas entrevistas para o acervo do programa Coleta Regular de Testemunhos, a Coleta Pública de Testemunhos sobre visibilidades lésbicas e a oficina de escrita e publicação Memórias e experiências de gênero, além da campanha Mais Vozes Femininasque nasce a partir de um levantamento que mostrou que dos quase 900 livros disponíveis no acervo, apenas 20% são escritos e/ou organizados por mulheres.

Participarão do evento o Coletivo de Mulheres do Jardim Miriam, zona sul de São Paulo, a professora e escritora Amara Moira, e a educadora e designer Laura Daviña, que ofereceram em setembro a oficina de escrita e publicação Memórias e experiências de gênero a convite do museu e do Acervo Bajubá.

A atividade é presencial, gratuita e não precisa de inscrição. 

Governo do Estado de SP