Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Catálogo da exposição Hiatus está disponível para download

Trabalhando a história das suas exposições, o Memorial da Resistência disponibiliza pela primeira vez em seu site o catálogo digital da mostra Hiatus: a Memória da Violência Ditatorial na América Latina, realizada no museu entre 2017 e 2018 e com curadoria de Marcio Seligmann-Silva.

A exposição, fruto da parceria entre o Memorial da Resistência com o Goethe-Institut São Paulo e o Instituto de Estudos Avançados da USP, trouxe a potência da arte e da memória na luta pela democracia, justiça e verdade a partir de trabalhos de oito artistas visuais brasileiros.

Apresentada em Hiatus, a obra Formas de transição (2017), de Clara Ianni, foi recentemente remontada no Memorial. O trabalho propõe um diálogo com a exposição de longa duração a partir da intervenção na linha do tempo do espaço expositivo. Reproduzindo o mesmo design visual do museu, a artista agrega pequenas placas em preto na sequência cronológica de forma a acrescentar os crimes cometidos pelo Estado entre 1985 (fim da ditadura) até 2017. Com o “contra-gesto”, busca-se refletir sobre a forma como é apresentada a história nacional pela instituição e seu próprio recorte temporal da noção de Resistência.

Para fazer o download gratuito do catálogo, acesse aqui.

Governo do Estado de SP