Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Coleta Pública de Testemunhos debate memória documental e luta antirracista

Encontro terá mediação de Mário Medeiros, curador da exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência

Créditos: AEL/Unicamp

O Memorial da Resistência promove no dia 3 de junho, a partir das 14 horas, a atividade Coleta Pública de Testemunhos: Arquivos Antirracistas e as Memórias do Futuro. O encontro debate os processos de recolhimento e preservação de documentos sobre a luta antirracista e a memória documental de importantes personagens negros(as) da nossa história por parte do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Além da documentação e preservação da memória de lutas antirracistas, a atividade propõe um diálogo sobre o fomento de novas pesquisas e análises, como a exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência, que contou com a curadoria de Mário Medeiros, diretor do AEL/Unicamp e mediador do evento.

A proposta de uma Coleta Pública de Testemunhos é refletir e aproximar o público de temas a partir de debates com personalidades, militantes de direitos humanos e movimentos sociais, ex-presos e perseguidos políticos sobre suas experiências de resistência. Após a exposição dos convidados, o público toma a palavra para perguntas e contribuições com o tema. O evento foi elaborado a partir do interesse do público pelos processos do programa Coleta Regular de Testemunhos, que produz um amplo acervo de entrevistas gravadas em vídeo para a construção do acervo de história oral do museu.

Convidados

Flávio Carrança: Formado em jornalismo, integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial – Cojira SP, colaborador do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – Ceert. Foi secretário Editorial da revista Nguzu do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Estadual de Londrina (UEL); editor-assistente no Departamento de Jornalismo da TV da Gente – Canal 24 UHF; editor do Boletim do Conselho Estadual de Participação da Comunidade Negra; diretor de redação da Revista Pode Crê!, publicada pela ONG Geledés – Instituto da Mulher Negra; colaborador e jornalista responsável pela revista do Movimento Negro Unificado (MNU), movimento que ajudou a fundar.

Helenalda Resende: Fundadora da Comissão de Anistia Brasileira, integrante da Comissão de Familiares de mortos e desaparecidos políticos, docente de matemática, escritora, e irmã de Helenira Resende, militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e integrante da Guerrilha do Araguaia, que sofreu desaparecimento forçado durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

Marta Costta: Especialista em Gestão de Projetos, finanças, elaboração, gestão e implementação de projetos de microfinanças para ampliação de crédito, inclusão social, promoção de desenvolvimento regional sustentável com objetivo de reduzir desigualdades, promover e estimular crescimento. Sobrinha de Helenira Resende.

Reginaldo Bispo Pereira: Militante do movimento negro e sindical desde 1973. Atuou no Movimento Negro Unificado (MNU) de 1980 a 2013, e é membro da OLPN – Organização Política fundada em 2014. Atual Organizador dos Seminários e Lançamentos Nacionais do Livro “Projeto Politico do Povo Negro para o Brasil, Por Uma Nação Inclusiva” de Yedo Ferreira e Eustaquio Rodrigues Lawa, já realizados no RJ, Porto Alegre-RS, e SP.

Mário Medeiros (mediador): Docente na UNICAMP, possui graduação em Ciências Sociais (2003), mestrado em Sociologia (2006) e doutorado em Sociologia (2011) pela mesma Universidade. É Diretor Adjunto do Arquivo Edgar Leuenroth – AEL/Unicamp. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando sobretudo com as temáticas Pensamento Social Brasileiro, Literatura e Sociedade e Intelectuais Negros. Recebeu, em 2013, o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra. É autor do livro “Gosto de Amora” (Editora Malê, 2019), finalista da 62ªedição do Prêmio Jabuti; e de “Numa Esquina do Mundo (Editora Kapulana, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Língua Portuguesa”. Foi curador da exposição Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência, do Memorial da Resistência.

Governo do Estado de SP