Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Lutas e resistências da classe trabalhadora são tema do curso do Instituto Bixiga

Em formato online, aula acontece dia 8 de Abril

Realizados desde 2018, os cursos oferecidos pelo Instituto Bixiga em parceria com o Memorial da Resistência retomam para mais uma edição esse ano, seguindo seu formato online e gratuito.

Com o tema A Classe Trabalhadora em Movimento: Lutas e Resistências Contra as “Reformas” da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), a aula acontece dia 8 de Abril, das 19 às 21h. O objetivo é expor e discutir criticamente as principais “reformas” antipopulares impostas ao longo do período e, sobretudo, apresentar e debater as formas de lutas e resistências empreendidas por uma classe trabalhadora em constante movimento, impulsionada pela força e expansão dos movimentos populares.

A ditadura militar no Brasil foi um momento de intensas e profundas contradições sociais, responsável por transformações no metabolismo cultural, político e econômico do país. Época da repressiva imposição de amplas “reformas” institucionais, da crise do dito “milagre econômico” (1973) e da fracassada tentativa de seu equacionamento pelas metas do II PND (1974), foi também marcada pela ação vigorosa e pujante da classe trabalhadora e dos movimentos populares no cenário social. Pautados “nos marcos da resistência contra o binômio arrocho-arbítrio, superexploração-autocracia”, demonstraram, para a surpresa de muitos, que não “estavam dormindo, como nunca estiveram” nos terríveis anos de ditadura.

Professores
Danielle Franco da Rocha
Doutorado em História Social, Mestrado em Ciências Sociais e Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Pesquisadora do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.

Edimilson Peres Castilho
Doutorado e Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD). Professor Pesquisador do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.

Eribelto Peres Castilho
Doutorado e Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo FFLCH/USP. Professor Pesquisador do Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular.

Para participar
O curso será realizado no dia 8 de Abril de 2021, das 19h às 21h, pela Plataforma Teams. O público confirmado irá receber um convite pelo e-mail cadastrado, bastando apenas se conectar à sala virtual no horário previamente informado.

Governo do Estado de SP