Entrevista com Jorge Luiz Santos Oliveira
Título
Entrevista com Jorge Luiz Santos Oliveira
Código da entrevista
C092
Entrevistados
Data da entrevista
23/07/2014
Resumo da entrevista
O entrevistado descreveu o contexto repressivo imposto no interior das fábricas a partir da segunda metade da década de 1970 e início da década de 1980, demonstrando como a realidade dos anos de chumbo subjugou o operariado, suprimindo seus direitos mais básicos. Inserido neste contexto. Jorge despertou politicamente em defesa da classe trabalhadora atuando através da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo (OSM-SP), colaborando com o desenvolvimento da chamada consciência de classe e na promoção de greves e paralisações em oposição ao sistema de opressão exercido pelo patronato que era sustentado pelo regime civil-militar. Segundo relatou, apesar do contexto de distensão política, os militantes sindicais desse período eram severamente reprimidos e perseguidos através da colaboração entre empresários e militares, pela constante intimidação policial e prisões arbitrárias. Neste momento, surgem também as organizações extra sindicais, que aproximaram a classe trabalhadora das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Relatou ainda como se deram seus dois processos de prisão: o primeiro em 1979 no Deops/SP e o segundo no departamento da Polícia Federal em 1983 enquadrado na extinta Lei de Greve. Segundo o entrevistado, a principal marca deixada pela repressão em sua vida, diz respeito à perseguição política, que se perpetuou até meados da década de 1990 e repercutiu intensamente no sucesso de sua carreira profissional. Por fim, apresentou as propostas do Projeto Memória da Oposição Sindical Metalúrgica e sua participação neste grupo.
Entrevistadores
Karina Alves | Paula Salles
Duração (minutos)
140
Operador de câmera
André Oliveira
Local da entrevista
Memorial da Resistência de São Paulo, São Paulo/SP
Como citar
OLIVEIRA, Jorge Luiz dos Santos. Entrevista sobre militância, resistência e repressão durante a ditadura civil-militar. Memorial da Resistência de São Paulo, entrevista concedida a Karina Alves e Paula Salles em 23/07/2014.
Assuntos Temáticos
ATOS DE RESISTÊNCIA | DEPARTAMENTO DE ORDEM PÚBLICA E SOCIAL DE SÃO PAULO - DEOPS-SP | DITADURA CIVIL - MILITAR NO BRASIL | DEPARTAMENTO DE ORDEM PÚBLICA E SOCIAL DE SÃO PAULO - DEOPS-SP > ESPAÇO PRISIONAL | HISTÓRIA DO BRASIL | ATOS DE RESISTÊNCIA > MILITÂNCIA OPERÁRIA | ORGANIZAÇÕES E PARTIDOS POLÍTICOS > OPOSIÇÃO SINDICAL METALÚRGICA DE SÃO PAULO | ORGANIZAÇÕES E PARTIDOS POLÍTICOS | ORGANIZAÇÕES E PARTIDOS POLÍTICOS > OPOSIÇÃO SINDICAL METALÚRGICA DE SÃO PAULO > OSM-SP