Entrevista com Maria Cristina Oliviera Bruno
Título
Entrevista com Maria Cristina Oliviera Bruno
Código da entrevista
C110
Coleção
Entrevistados
Data da entrevista
12/04/2016
Resumo da entrevista
A entrevistada compartilhou informações a respeito do Projeto Museológico aplicado ao Memorial da Resistência de São Paulo no ano de 2007, discorrendo sobre os vários processos envolvidos. Enquanto museóloga integrou uma equipe multidisciplinar, contribuindo com o desenvolvimento do Programa Museológico da instituição, embasado pelo conceito da sociomuseologia. Segundo Cristina, o processo de transição do Memorial da Liberdade para o Memorial da Resistência procurou atender as demanda de ex-presos políticos que reivindicavam transformações conceituais e estruturais no espaço. O projeto tinha como conceito norteador o termo “Resistência”, fazendo dos ex-presos protagonistas do discurso museológico e da exposição de longa duração. A fim de avaliar as linhas de ações museológicas implantadas, foi realizado um diagnóstico institucional, que apresentou um quadro referencial de potencialidades e problemas. Finalmente, desenvolveu-se o Plano Museológico, que indicava um futuro para a instituição visando a conquista de sua autonomia a partir da elaboração de fases e metas estruturantes. Versou ainda sobre a coexistência entre o acervo de arte da Estação Pinacoteca e o Memorial da Resistência e sobre como essa questão foi mediada interna e externamente. Além disso, tratou sobre a importância da participação do Memorial na Rede Latinoamericana de Sítios de Memória, compartilhando as experiências que envolvem o trato de temáticas sensíveis e dolorosas. Por fim, apontou quais seriam a seu ver, os maiores desafios e conquistas do Memorial da Resistência de São Paulo após completar sete anos de existência.
Lugares da memória mencionados
Eventos históricos mencionados
Implantação do projeto Museológico de ocupação do antigo Memorial da Liberdade | Inauguração do Memorial da Resistência de São Paulo
Entrevistadores
Luiza Giandalia | Desirée Azevedo
Duração (minutos)
43
Operador de câmera
André Oliveira
Local da entrevista
Memorial da Resistência de São Paulo, São Paulo/SP
Como citar
BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Entrevista sobre o processo de implantação do Memorial da Resistência de São Paulo. Memorial da Resistência de São Paulo, entrevista concedida a Luiza Giandalia e Desirée Azevedo em 12/02/2016.