30 de novembro
14 horas
Atividade gratuita
Lugar de Encontro (3º andar)
A jornalista, escritora e ex-presa política Amelinha Teles, e o jornalista Camilo Vannuchi, lançam no Memorial da Resistência os livros Contos da Cela Três: Memórias de uma presa política na ditadura e Eu só disse meu nome.
Em Contos da Cela Três, Lagartixa Linguaruda de Nascimento, uma espécie de amiga imaginária de Amelinha, não apenas sobe paredes e esgueira-se em frestas, como também surge na condição de personagem de relatos impagáveis. O livro trata de temas complexos, do autoritarismo à relação entre crianças e pais aprisionados, da impotência diante dos algozes a preconceitos que continuam a assombrar o horizonte.
Em Eu só disse meu nome, Camilo Vanucchi conta a história de Alexandre Vannucchi Leme, seu primo de segundo grau. Alexandre tinha 22 anos e cursava o quarto ano de Geologia na USP quando foi torturado até a morte no DOI-Codi de São Paulo, o mais temido órgão de repressão política da Ditadura. O livro combina memórias com relato jornalístico, num enredo sobre a vida de Alexandre, sua militância, as circunstâncias de sua morte e o que veio depois.
O evento será seguido de uma roda de conversa com os escritores.
A atividade é gratuita e não precisa de inscrição.