Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Carregando Eventos

Ditadura e Literatura: Lançamento de livros com Amelinha Teles e Camilo Vannuchi  

 30 de novembro

14 horas

  Atividade gratuita

 Lugar de Encontro (3º andar)

A jornalista, escritora e ex-presa política Amelinha Teles, e o jornalista Camilo Vannuchi, lançam no Memorial da Resistência os livros Contos da Cela Três: Memórias de uma presa política na ditadura Eu só disse meu nome

Em Contos da Cela Três, Lagartixa Linguaruda de Nascimento, uma espécie de amiga imaginária de Amelinha, não apenas sobe paredes e esgueira-se em frestas, como também surge na condição de personagem de relatos impagáveis. O livro trata de temas complexos, do autoritarismo à relação entre crianças e pais aprisionados, da impotência diante dos algozes a preconceitos que continuam a assombrar o horizonte. 

Em Eu só disse meu nome, Camilo Vanucchi conta a história de Alexandre Vannucchi Leme, seu primo de segundo grau. Alexandre tinha 22 anos e cursava o quarto ano de Geologia na USP quando foi torturado até a morte no DOI-Codi de São Paulo, o mais temido órgão de repressão política da Ditadura. O livro combina memórias com relato jornalístico, num enredo sobre a vida de Alexandre, sua militância, as circunstâncias de sua morte e o que veio depois. 

O evento será seguido de uma roda de conversa com os escritores.

A atividade é gratuita e não precisa de inscrição. 

Governo do Estado de SP