Personalização

Acessibilidade

119

A exposição 119 do artista chileno Cristian Kirby apresentou o caso da Lista dos 119, operação de extermínio desenvolvida durante a ditadura civil-militar no Chile (1973 – 1990) que culminou na detenção e no desaparecimento de 119 militantes de esquerda.

O plano foi realizado pelo governo chileno com apoio de aparatos repressivos do Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia e Paraguai, em uma aliança político-militar chamada de Operação Condor.

Com o apoio da mídia chilena, o governo disseminou notícias falsas para desqualificar organizações opositoras, publicando duas listas em 1975, uma no Brasil e outra na Argentina, com os nomes de pessoas que estavam desaparecidas. As manchetes anunciavam que eles haviam matado uns aos outros como ratos.

Eram 100 homens e 19 mulheres, ainda muito jovens (102 tinham entre 18 e 30 anos, e 13 estavam entre os 30 e 40 anos), com ocupações bem diversificadas: estudantes, professores, músicos, mecânicos, veterinários, atrizes, cineastas, engenheiros, topógrafos, vendedores, técnicos agrícolas, operários, jardineiros e arquitetos, entre outras profissões.

Além de fotografias, a mostra também apresentou informações sobre a vida desses militantes políticos e um vídeo que registrava uma das manifestações realizadas anualmente pelos familiares e amigos do Colectivo 119.

Materiais da exposição

Ficha Técnica

Artista

Cristian Kirby 

Coordenação Museológica e Editorial 

Kátia Felipini Neves 

Programa de Ação Educativa 

Caroline Grassi Franco de Menezes 

Alessandra Santiago da Silva 

Hannah Carolina Silva Ferreira

Juliana Antunes Mendes 

Renan Ribeiro Beltrame 

Edição de Textos (português) 

Armando Olivetti 

Tradução dos Textos (português – espanhol) 

Miriam Osuna

Expografia, Execução e Montagem 

Núcleos de Produção e Montagem e de Administração e Serviços da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Comunicação Visual e Projeto Gráfico 

Zol Design 

Vídeo

OPAL-Chile 

Familiares de 119 detidos e desaparecidos exigem justiça pelos 39 anos da Operação Condor (Chile, 2005, 3’22, youtube.com/watch?v=Q3_-OIx6hgc) 

Transcrição, tradução e legendagem do vídeo 

Kátia Felipini

Sarah Piasentin 

Fontes 

Archivo Chile – Documentación de História Político Social y Movimiento Popular Contempile y América

Agradecimentos

Beatriz Dockendorff, Cecilia Radrigán,  Elizabeth Pilquil, Juan Carlos Chavéz Pilquil, Mina Antequera, Mónica Pilquil, Paola Miño Romero, Pilar Muñoz Hardoy, Roberto Dorival Briceño, Verónica Antequera, Viviana Silva

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!