Personalização

Acessibilidade

Arpilleras da resistência política chilena

Arpillera é uma técnica têxtil antiga e popular criada por bordadeiras de Isla Negra, no litoral do Chile. Feitas com retalhos e sobras de tecidos bordados, as arpilleras eram fonte de sobrevivência e, com o tempo, se tornaram também meio de expressão.

A exposição Arpilleras da resistência política chilena narra a história dessa arte a partir de 28 trabalhos originais realizados por mulheres, entre 1970 e 1990. Nas obras, elas registraram seu cotidiano, os valores de suas comunidades, e os problemas políticos e sociais enfrentados na época como, por exemplo, a ditadura.

Em uma das arpilleras expostas, Corte de água (1980), homens e mulheres seguram baldes, retratando um acontecimento real em que o governou cortou o fornecimento de água potável para impedir que o povo saísse de casa para protestar. Em resposta, as pessoas foram com baldes até os bairros de classe média para pedir água.

As peças apresentadas foram criadas em oficinas e montadas em suporte de aniagem, pano rústico de sacos de farinha ou batatas, geralmente fabricados em cânhamo ou linho grosso.

Com curadoria de Roberta Bacic, a exposição propôs ainda a apresentação da dança Cueca sola e a realização de oficinas de arpilleras.

Materiais da exposição

Ficha Técnica

Curadoria
Roberta Bacic

Coordenação Geral
Kátia Felipini Neves

Assessoria
Clara Kardonsky

Ação Educativa
Caroline Grassi Franco de Menezes

Execução e montagem
Núcleo de expografia e montagem da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Comunicação visual
Zoldesign
Renato Salgado

Vídeo
Como alitas de chincol
Vivienne Barry Artemia Films, Chile, 2002.

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!