Personalização

Acessibilidade

Quando eu não puder mais falar, vocês falarão por mim. Mortos e Desaparecidos Políticos: percursos pela Verdade e Justiça

Meio século após o golpe que instaurou a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964 – 1985), o Memorial da Resistência lançou a exposição Quando eu não puder mais falar, vocês falarão por mim. Mortos e Desaparecidos Políticos: percursos pela Verdade e Justiça com fotografias, documentos e vídeos sobre as vítimas daquele regime.

Falar sobre os mortos e desaparecidos políticos significa mostrar as implicações de um governo autoritário; da participação de civis, militares e de autoridades do poder público nos assassinatos; dos esforços empreendidos para o desaparecimento e a ocultação de cadáveres.

Alguns foram encontrados mortos; outros, devolvidos como suicidas, muitos jamais retornaram. Na busca pelos entes queridos, um roteiro era comum aos familiares: a procura nos presídios e quartéis; na Operação Bandeirante (Oban), em São Paulo, no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), e na Delegacia de Ordem Política e Social (Dops). Nas cartas e visitas às autoridades – ao Ministro da Justiça, Presidente da República e Ministro do Exército – e nos cemitérios.

Os familiares sempre estiveram à frente dessa busca: inicialmente solitária e aos poucos compartilhada com outros familiares, com a Comissão Justiça e Paz, com os advogados de presos políticos, algumas autoridades do poder público e organizações dos Direitos Humanos.

A exposição contou com a parceria da Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva para a pesquisa e exibição de documentos das vítimas.

Materiais da exposição

Ficha técnica

Curadoria / Coordenação

Kátia Felipini Neves

Ação Educativa

Caroline Grassi Franco de Menezes 

Alessandra Santiago da Silva

Hannah Carolina Silva Ferreira

Juliana Antunes Mendes

Renan Ribeiro Beltrame

Pesquisa / Produção

Ana Paula Brito

Kátia Felipini Neves

Karina Alves Teixeira 

Paula Salles

Assessoria

Ivan Seixas

Maurice Politi

Comunicação Visual e Projeto Gráfico

Zol Design

Execução 

Núcleos de Administração e Serviços e de Expografia e Montagem da Pinacoteca do Estado de São Paulo

Vídeo

Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva

Agradecimentos

Acervo Luiz Eduardo Greenhalgh

Arquivo Público do Estado de São Paulo

Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva

Comissão Justiça e Paz – Arquivo Metropolitano de São Paulo – Cúria Metropolitana de São Paulo

Marcos Cartum

Paula Sacchetta

Peu Robles

Vladimir Sacchetta

Memorial Temporariamente Fechado

Seguindo as orientações do Plano São Paulo de combate à pandemia, o Memorial está fechado para atividades presenciais até que seja autorizado o seu funcionamento. O Memorial continua realizando atividades de maneira virtual! Para não perder nada da nossa programação online acompanhe nossos canais de comunicação.

Esperamos ver todos em breve!