Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial da Resistência abre inscrições para edital de Comunicação em Direitos Humanos

Museu selecionará duas propostas de conteúdos jornalísticos que discutam o papel das mulheres na luta contra a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) 

I Congresso da Mulher Paulista, 1979 | Créditos: Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP).

Neste dia 25 de janeiro, o Memorial da Resistência de São Paulo, abre inscrições para o edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos sobre o tema “Ditadura e Gênero”.  

Como as mulheres lutam? Pelo que lutam? Quais são suas histórias? Presentes nas lutas operárias, na luta armada, ou em organizações feministas, mobilizando-se em clubes de mães ou atuando na busca incansável por seus parceiros e familiares desaparecidos, mulheres romperam com o papel tradicionalmente conferido a elas enquanto lutavam contra o autoritarismo da época nas mais diversas frentes de oposição.

A segunda edição do edital selecionará duas propostas jornalísticas que destaquem o papel das mulheres — cisgêneros, transexuais e travestis — na luta contra a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), e reflitam sobre como o aparato opressor do Estado atuou contra a condição específica da mulher, as desigualdades e a violência de gênero, e seus e desdobramentos na atualidade.

Voltado a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, o edital busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos Direitos Humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros. 

Os participantes deverão enviar até o dia 8 de fevereiro uma proposta de conteúdo jornalístico, estruturada em três publicações. O resultado do edital será divulgado no dia 8 de março, e as duas propostas selecionadas serão publicadas no site e nas redes sociais do Memorial da Resistência.  Saiba mais sobre a edição passada clicando aqui.

Confira o regulamento e saiba como se inscrever:

Governo do Estado de SP