Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Conheça as propostas selecionadas no edital Memórias do Presente

Neste ano, o edital se voltou para as memórias de resistência e repressão de mulheres durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

No último dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o Memorial da Resistência de São Paulo divulgou o resultado do edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, uma iniciativa que busca fomentar pesquisas e conteúdos jornalísticos que contribuam para a defesa dos direitos humanos e para a preservação das memórias sobre os períodos ditatoriais brasileiros.

Voltada a pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos de todo o Brasil que atuam de forma independente, a segunda edição do edital traz como tema “Ditadura e Gênero” ao enfocar as memórias de resistência e repressão de mulheres – cisgêneros, transexuais e travestis – durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

Conheça as participantes e as propostas selecionadas:

Julia Kumpera

Pesquisadora, professora de história e ativista lésbica. Mestre em história pela Universidade Estadual de Campinas. Cofundadora das iniciativas: Coletiva Visibilidade Lésbica (2016), de ação político-social na cidade de Campinas, e o Arquivo Lésbico Brasileiro (2020), na qual coordenou a Comissão de Acervo e Patrimônio durante 2021

Lesbianidade em tempos verde-oliva: políticas repressivas e sociabilidade lésbica

A proposta de Julia consiste na elaboração de uma reportagem especial sobre as relações entre lesbianidade e ditadura civil-militar, com enfoque prioritário no aparato repressivo, na circulação de discursos sobre a sexualidade e na sociabilidade lésbica na cidade de São Paulo. Com isso, propõe-se mostrar que o projeto nacional, político e cultural da ditadura foi constituído por concepções de gênero.

Nahayanna Sorgon Anholeto

Historiadora formada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), pesquisou temas em torno da trajetória de mulheres militantes latino-americanas e produção de imagens. Formada em fotografia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), militou no coletivo feminista Ana Montenegro (de 2016 até 2021) É militante ativa pelo direito à memória e à história de luta das mulheres latino-americanas. 

Voo de colibri em céu de urubu

A proposta de Nahayanna apresenta um podcast contando a história de Marília Guimarães. A professora, militante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), tinha 22 anos quando sequestrou o avião Caravele, em janeiro de 1970 com o objetivo de chegar em Cuba, onde conseguiriam asilo político.

As propostas selecionadas serão publicadas nos próximos meses, no site e nas redes sociais do Memorial. Acesse o parecer da Comissão de Seleção do edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos clicando aqui.

Governo do Estado de SP