Dados gerais
Autor
Secretaria da educação
Título
Heranças culturais: subsídios para desenvolvimento de projetos didáticos 3º e 4º séries - Ensino Fundamental
Ano de publicação
2008
Resumo
"Os dois projetos apresentados no eixo temático “Heranças culturais” integram visitas a instituições culturais ao currículo escolar por meio de percursos educativos que sugerem caminhos para o professor investigar, com os alunos da 3a e 4a séries, diversos aspectos de suas heranças culturais. O estudo dessas heranças permite aos alunos conhecer suas origens e valorizar as características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem, promovendo, assim, seu autoconhecimento e uma atitude de respeito mútuo.
Tratar desse tema na escola é um estímulo à discussão das questões associadas à identidade, à diversidade e ao preconceito, favorecendo a construção do entendimento e da solidariedade no ambiente escolar e na comunidade em que ele se insere.
O diálogo sobre a visão que os alunos têm de si e dos outros também pode expor situações de conflito relacionadas à discriminação, merecedoras de atenção especial do professor. Um referencial importante para refletir sobre como trabalhar essas questões é a leitura do documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) relativo aos Temas Transversais, especialmente o texto sobre Pluralidade Cultural: “a problemática que envolve a discriminação étnica, cultural e religiosa, em vez de se manter em uma zona de sombra que leva à proliferação da ambigüidade nas falas e nas atitudes, alimentando com isto o preconceito, pode ser trazida à luz, como elemento de aprendizagem e crescimento do grupo escolar, extravasando para a compreensão de processos sociais complexos, nos quais ao ser humano cabe papel ativo como sujeito sociocultural”. Os projetos aqui apresentados estruturam-se em três momentos: a apresentação do tema de trabalho; o aprofundamento do tema; e sua conclusão em um produto final. Visitas a instituições culturais são planejadas de modo a serem significativas em qualquer momento do projeto em que ocorram. O projeto As heranças culturais e os objetos que contam histórias propõe ao professor iniciar uma investigação com objetos familiares trazidos à escola pelos alunos. Eles são convidados a observá-los como fontes de informações e referências para contarem histórias associadas às origens e características de suas famílias e às heranças culturais dos povos formadores da nação brasileira. Ao analisarem essas evidências materiais da cultura e perceberem que a elas podem ser agregadas valores diversos – por exemplo, afetivos, econômicos, artísticos –, os alunos desenvolvem sua capacidade de olhar e refletir sobre o significado dos objetos apresentados nos espaços expositivos.
Pesquisando as diversas etapas necessárias para organizar uma exposição, os estudantes se preparam para concluir esse projeto realizando uma exposição relacionada a suas heranças culturais, em que articulam os objetos que trouxeram para a escola a suas narrativas. Essa atividade contribui para que assumam uma percepção crítica e criativa em relação à maneira como são expostos conjuntos de objetos em mostras de instituições culturais. O projeto O baú da identidade: nossas heranças imateriais começa chamando a atenção dos alunos para os próprios sobrenomes, relacionados às origens, histórias e tradições de suas famílias. A investigação dessas origens possibilita ao professor promover a reflexão sobre a diversidade cultural no ambiente familiar, na classe e na comunidade em que a escola se situa. Ao disporem em um mapa as informações coletadas em sua pesquisa sobre suas origens étnicas e geográficas, os estudantes são orientados pelo professor a perceber relações entre os movimentos migratórios e as características históricas e geográficas da região em que vivem. O produto final consiste em uma atividade de história oral, na qual os alunos vão apresentar os resultados da pesquisa sobre as memórias de pessoas do bairro escolhidas por eles, com o intuito de reconstruir parte das heranças culturais da comunidade." -- Editora
Exemplares
Localização
306 H532
Disponibilidade
Disponível
Localização
306 H532 e.2
Disponibilidade
Disponível