Dados gerais
Autor
Secretaria da Educação
Título
Patrimônios, expressões e produções: subsídios para desenvolvimento de projetos didáticos 7a e 8a séries - Ensino Fundamental
Ano de publicação
2008
Resumo
"O eixo temático “Patrimônio, expressões e produções” tem como objetivo demonstrar a importância das instituições culturais na preservação e difusão do objeto artístico, discutindo, por um lado, como o lugar da arte é relevante para o reconhecimento de seu “valor” na história ocidental da humanidade; e por outro, ajudando, assim, os estudantes a compreender que museus são lugar de pesquisa e difusão de conhecimento e que, portanto, têm uma intencionalidade.
O assunto é da maior pertinência por possibilitar que jovens de 7a e 8a séries tenham a possibilidade de visitar museus nos quais estão abrigados exemplos do patrimônio artístico brasileiro, garantindo-lhes acesso para que possam utilizar os espaços culturais da cidade com autonomia.
No Brasil, as escolas de ensino formal têm sido as grandes responsáveis pela formação de público de museus. É possível que esta seja uma das primeiras, se não a primeira, oportunidade de esses jovens entrarem em contato com obras de arte originais, no contexto das instituições culturais. É, portanto, como destacam os PCNs (Ensino Fundamental), um contexto ideal para a apropriação dos conhecimentos socialmente elaborados para a construção da cidadania e da identidade da cultura brasileira.
Os dois projetos apresentados neste eixo temático oferecem orientações didáticas para o professor estruturar seqüências de aulas com o objetivo de explorar com seus alunos vivências em instituições culturais. Permitem que a escola inclua no currículo questões ligadas à arte e ao patrimônio cultural. Ambos estão divididos em
três momentos, sendo o primeiro uma introdução ao tema, partindo do que os alunos sabem sobre o assunto; o segundo, uma investigação sobre o assunto; e o terceiro, a elaboração de um produto final que materializa o percurso de aprendizagem dos alunos e que permita avaliar os conteúdos aprendidos.
O projeto Os objetos e as diferentes formas de olhá-los leva os estudantes a aprender a olhar para não ficarem imobilizados diante de tantas informações visuais a que somos submetidos cotidianamente. Com isso, aprender a refletir, a interpretar e a compreender aquilo que estão vendo. A visita à instituição cultural amplia a experiência estética, tornando mais significativo o aprendizado sobre apreciar, refletir e produzir imagens.
O projeto História e histórias – múltiplas versões procura compreender a diversidade de versões, mostrando que não existe a História, mas verdades parciais. Aspecto que será constatado por meio da visita à instituição cultural, onde os alunos terão a oportunidade de compreender que uma exposição é uma forma de contar algo e descobrir as várias versões possíveis quando tratamos de determinado assunto." -- Editora
Exemplares
Localização
363.69 P314
Disponibilidade
Disponível
Localização
363.69 P314 e.2
Disponibilidade
Disponível