Dados gerais
Autor
Mascellani, Maria Nilde
Título
Uma pedagogia para o trabalhador: o ensino vocacional como base para uma proposta pedagógica de capacitação profissional de trabalhadores desempregados
Ano de publicação
2010
Resumo
"Pretende-se analisar como uma totalidade o processo educacional da experiência do Programa Integrar, a qual vem sendo realizada dentro de uma concepção crítica da relação educação e trabalho. Por esta razão, adotando uma perspectiva antropológica, procurou-se abordar o conjunto dos sujeitos envolvidos no projeto, através da minuciosa observação participante do seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, para cobrir todo o universo da pesquisa, adotou-se também como procedimento de base, no que se refere à coleta de depoimentos, a realização de entrevistas abertas para o segmento de alunos atuais e alunos egressos, utilizando-se uma amostra estratificada, por Núcleos e por tempo de permanência no Programa. Com base nos dados obtidos, a proposta de uma pedagogia para o trabalhador está estruturada em quatro partes. A primeira delas aborda, de uma perspectiva ampla, a relação entre Educação e Trabalho e sua contradições. A segunda trata da experiência do Ensino Vocacional, com ênfase no curso noturno destinado a alunos-trabalhadores e no qual se inspirou a pedagogia proposta para o Programa Integrar. A terceira parte trata do próprio Programa, procurando situá-lo frente aos desafios da reestruturação produtiva que hoje tem lugar em escala planetária, e reconstruindo a proposta político-pedagógica que o sustenta. Por fim, são apresentadas as considerações finais, em que se procura contrapor o Ensino Vocacional e o Programa Integrar a outras modalidades de educação continuadaou para adultos, avaliando ao mesmo tempo o alcance e limites dessas duas experiências distintas: uma mesma pedagogia para o trabalhador e seu rendimento distinto em diferentes contextos históricos, sociais e institucionais." -- Editora
Exemplares
Localização
370 M395Pp
Disponibilidade
Disponível