Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Próximo Sábado Resistente debate os 80 anos do Levante do Gueto de Varsóvia

Encontro integra as comemorações em homenagem aos combatentes, mártires, vítimas e sobreviventes contra o nazismo e o fascismo

O Memorial da Resistência e o Núcleo de Preservação da Memória Política, em parceria com o Observatório Judaico de Direitos Humanos e a Casa do Povo convidam para o Sábado Resistente. O encontro acontece no próximo dia 29 de abril, a partir das 14 horas, e terá como tema Ato em memória aos 80 anos do Levante e Resistência do Gueto de Varsóvia: Lembrar para não esquecer.

A atividade integra as comemorações organizadas por 23 entidades judaico-progressistas e democráticas de toda a América Latina, França, Canadá e Estados Unidos em homenagem ao legado que nos deixaram os/as combatentes, mártires, vítimas e sobreviventes contra o nazismo e o fascismo.

Para debater o tema da resistência e os acontecimentos que levaram ao desenvolvimento do partido nazista, do fascismo e seus reflexos na atualidade, teremos a participação da professora Lilian Starobinas, representando a Casa do Povo, e de Samuel Neuman, diretor do Observatório Judaico de Direitos Humanos no Brasil.

O Levante

No dia 19 de abril de 1943, quando dentro dos muros do Gueto de Varsóvia, na véspera de Pessach – Páscoa judaica – a população remanescente das sucessivas deportações para os campos de concentração e extermínio nazistas, faminta e humilhada, revoltou-se contra a tentativa de aniquilar todos os seus habitantes. Liderados pela Organização Judaica de Combate, centenas de judeus decidiram que era mais honroso ousar lutar contra o extermínio do estado nazista. 

 Os combatentes do gueto deixaram seu legado como slogan: “Pela nossa e pela vossa liberdade – Não esqueça, não perdoe”, e juntos transmitiram o compromisso de se mobilizar contra o fascismo, a discriminação, o antissemitismo, pela paz, equidade social e democracia. Passados 80 anos, seu exemplo continua a ser um guia para se opor a qualquer proposta ou manifestação de discurso de ódio, guerra, terrorismo, irracionalidade e exclusão.

Convidados

Lilian Starobinas: Mestre em História pela Universidade de São Paulo e doutora em Educação na mesma Universidade. Especialista em Educação Judaica pelo Mercaz Melton da Universidade Hebraica de Jerusalém. Professora do curso de Pedagogia do Instituto Vera Cruz e de História do ensino Médio da mesma Instituição. É membro do Conselho Consultivo da Casa Do Povo, onde coordena também o Círculo de Reflexão sobre Judaísmo Contemporâneo e a Idiche Trupe.

Samuel Neumann: Graduado em Física pelo Technion, Israel Institute of Technology, e mestre pela FIA/FEA/USP em Desenvolvimento Gerencial Avançado. É membro fundador do Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil, e responsável pela produtora Nuvem Branca, cujo objetivo é criar e divulgar conteúdo digital, em apoio a produções artísticas e educacionais em Direitos Humanos. Como um dos coordenadores do Relatório de Eventos Antissemitas e Correlatos no Brasil de 2019 a 2022, é o responsável técnico pelo Banco de Dados de violações.

Fabio Yitzhak Silva (mediador): Advogado, pós-graduado em direito administrativo pela PUC/SP e ativista de Direitos Humanos. Foi presidente do Conselho Municipal de Juventude de São Paulo. Atualmente é pesquisador do conflito Israelense Palestino.

Governo do Estado de SP