Largo General Osório, 66
Santa Ifigênia, São Paulo, SP
Telefone: 55 11 3335-5910
Entrada Gratuita
Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Memorial da Resistência e FAPCOM organizam Semana de Direitos Humanos

Realizado entre 20 a 24 de setembro, e evento pensa nas futuras gerações de comunicadores e como essa parceria pode reforçar a necessidade do ensino e discussão sobre a temática

O Memorial da Resistência de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) realiza a Semana de Direitos Humanos deste ano.

O evento, que acontece entre os dias 20 e 24 de setembro, terá como tema “Comunicar Direitos Humanos para o Nunca Mais”, com a proposta discutir a ditadura militar brasileira: ação política, prisões e violações dos direitos humanos. Para isso, contará em suas discussões com a participação de educadores e especialistas em história e museologia do Memorial da Resistência de São Paulo e com os ativistas pelos direitos humanos e ex-presos políticos, Anivaldo Padilha e Aton Fon Filho.

Durante o evento, acontecerão duas mesas temáticas e duas rodas de conversa. A primeira mesa, “Comunicar memórias para o Nunca Mais: Educação em Direitos Humanos em Comunicação Museológica”, será realizada no dia 21 de setembro, das 19h30 às 22h, sob a mediação da prof.ª Dra. Cilene Victor, da Fapcom, que receberá Aton Fon Filho, ex-preso político, diretor jurídico e membro do Conselho Consultivo da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, e Aureli Alves de Alcântara, coordenadora do Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo. A mesa trará uma contextualização sobre período da ditadura militar brasileira, apresentará o acervo do Memorial da Resistência de São Paulo aos participantes do evento e discutirá sobre o papel da comunicação museológica no processo de mediação de conteúdos e de construção de ações educativas voltadas à reflexões sobre a ditadura, o patrimônio e a educação em direitos humanos.

Programação:

Comunicar memórias para o Nunca Mais: Educação em Direitos Humanos em Comunicação Museológica
21/09/21 – 19h30 às 22h
Mediação: Prof.ª Dra. Cilene Victor
Convidados: Aton Fon Filho (ex-preso político) e Aureli Alves de Alcantara (Coordenadora do Programa de Ação Educativa do Memorial da Resistência de São Paulo)

Comunicar memórias para o Nunca Mais: Pesquisa e Direitos Humanos em museus
22/09/2021 – 8h às 10:30
Mediação: Prof. Dr. Rogério Tineu
Convidados: Anivaldo Padilha, ex-preso político e Júlia Cerqueira Gumieri, pesquisadora do Memorial da Resistência de São Paulo

Roda de conversa com os educadores do Memorial a partir de material audiovisual produzido pela equipe
23/09/2021 – 9:30h às 11h
Mediação: Prof. Dr. Fabio Ciquini e Profª. Dra. Lilian Crepaldi
Convidados: Ana Carolina Rey Ammon e Daniel Augusto B. Gonzales

Roda de conversa com os educadores do Memorial a partir de material audiovisual produzido pela equipe
24/09/2021 – 19h às 20:30
Mediação: Prof. Me. Renato Cândido, Prof.ª Ma. Deise Oliveira e Prof. Me. Bruno César
Convidados: Alexia S. Hino e Marcus F. Alves

Confira a programação completa abaixo e clique aqui para se inscrever!

Governo do Estado de SP